Páscoa Militar é celebrada em Brasília
Brasília/DF – Cerca de 900 militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, além de integrantes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do Distrito Federal participaram da celebração da Páscoa Militar, nesta quinta-feira (13), no Santuário São Francisco de Assis, na capital federal. A data é comemorada fora de época, com o consentimento da Igreja, e visa preservar a história do final da Segunda Guerra Mundial, quando a Força Expedicionária Brasileira (FEB) retornou ao Brasil após o período pascoal.
A cerimônia teve início com a entrada do Pavilhão Nacional, recepcionada pelo Grupamento dos Dragões da Independência, a condução até o altar da imagem de Nossa Senhora Aparecida e a execução do Hino Nacional.
Dom Fernando José Monteiro Guimarães, Arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil, presidiu a solenidade saudando as autoridades militares e religiosas presentes. Em sua homilia, o arcebispo relatou o orgulho de presidir pelo Brasil afora a data. “Há quatro anos que assumi essa função, a cada ano, ao presidir essa celebração a emoção se torna maior”, declarou Dom Fernando. Ao relacionar a morte ocorrida em combate e a morte com ressurreição celebrada na Páscoa, Dom Fernando fez um paralelo entre a profissão militar e religiosa, ambas apontadas por ele como um “sacerdócio”.
Ainda sobre a profissão militar, ele falou sobre os sacrifícios exigidos pela careira e lembrou dos irmãos de farda mortos em batalha. “Os militares estão disponíveis até a concretizar o voto feito no dia da incorporação: de doar a vida, se necessário for, por esse país”, destacou. O Arcebispo expressou ainda admiração pela fé dos militares que, ao retornarem do conflito mundial, pediram pela celebração da cerimônia de Páscoa. E elogiou a coragem deles. “Quando estudamos a campanha brasileira na Segunda Guerra Mundial percebemos o quanto de generosidade e sacrifício nossos heróis ofereceram longe do país”, ressaltou.
A instituição da Igreja Católica “Arautos do Pai” foi a responsável pelos cânticos durante a solenidade. Fundada no Brasil e presente em mais de 70 países, o grupo realiza trabalhos de evangelização.
Participaram da cerimônia capelães militares de Brasília, o subchefe de Organismos Americanos do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, brigadeiro Carlos Minelli de Sá, o comandante Militar do Planalto, general Sergio da Costa Negraes, o comandante do 7º Distrito Naval, almirante Sérgio Nathan Marinha Goldstein, além de autoridades militares e religiosas.
::Veja mais fotos no Flickr do OMB::
Por Lane Barreto
Versão para Impressão