Ordinariado Militar do Brasil

comunicacao@ordinariadomilitar.org.br

Sede: Esplanada dos Ministérios, Bl O, Anexo 1, Sala 553, CEP 70052-900 - Brasília - DF

Casa da Sopa

Casa da Sopa

NOME DA PASTORAL:  FRATERNIDADE DE MARIA (CASA DA SOPA)

 

RESUMO DAS ATIVIDADES: 

Pastoral Social da Catedral Militar Rainha da Paz, fundada por Dom Ávila no início dos anos 60, ainda em casa de paroquianos para ajudar na alimentação das pessoas mais pobres de Brasília e entorno, carinhosamente chamados de assistidos. Possui 3 unidades, localizadas no Cruzeiro Velho, Taguatinga e Itapoã. Cada unidade conta com um coordenador e vários voluntários que se reúnem em dias e horários específicos de acordo com a necessidade de cada local que prestam esse tipo de assistência, mas sempre com o mesmo propósito: o pão-alimento, o pão carinho, o pão-palavra, o pão-dignidade.

A Casa da Sopa atende pontos críticos do Distrito Federal com rondas para distribuição de sopa. Ficando as atividades distribuídas da seguinte forma: a sede no Cruzeiro abrange áreas do SAAN, Rodoviária do Plano Piloto, Parque Nacional de Brasília e Lixão da Estrutural; em Taguatinga auxilia catadores e moradores de rua na área do Areal; No Itapoã, diferente das outras duas unidades, recebe-se os assistidos na porta.

 

COORDENADOR GERAL: DIÁCONO JÚLIO CESAR

TELEFONE:  (61) 991171159;

 

VICE-COORDENADOR GERAL: DIÁCONO REIS

TELEFONE: (61) 9963-6468

 

UNIDADE / LOCALIDADE: CRUZEIRO VELHO

SRS. Quadra 10, Bloco R, casa 2, fone (61) 3233-5477, CEP: 70.645-180. Cruzeiro Velho

COORDENADOR: JOSÉ MARIA

TELEFONE: (61) 9933-6836

 

NÚCLEO / LOCALIDADE: TAGUATINGA

Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Av. Comercial Norte, Centro, Taguatinga.

COORDENADOR: JOAQUIM

TELEFONE: (61) 9645-9055

 

NÚCLEO / LOCALIDADE: ITAPOÃ

Quadra 378, Conjunto H, Lote 52/58, CEP: 71.570-000, Itapoã.

COORDENADORA: ELCY

TELEFONE: (61) 98116-1627

-Arrecadamos doações de roupas, alimentos não perecíveis, pães, carnes, verduras, legumes, pães, farelos, água, sucos, balas…

-Nos reunimos na casa da sopa, lavamos, descascamos e trituramos as verduras e legumes; preparamos as carnes; fazemos a sopa (pirão, farofa, macarronada, cuscuz, ovos cozidos, galinhada, enfim) e arroz doce, cortamos os pães e saímos para ronda para distribuição.

-Entregamos sopa, arroz doce, água, pirulitos, roupas e sapatos de (crianças, homens e mulheres), cobertores, kit higiene, kit verduras e as vezes medicamentos!

– Dia das crianças entregamos brinquedos.

– Início do ano entregamos kit material escolar.

– Na Páscoa chocolates.

Aqueles que quiserem ser voluntário em uma de nossas três unidades, procure informações na Secretaria da Catedral Rainha da Paz, ou diretamente com o coordenador (a) da unidade que melhor puder atender.

Lembrando que nossos voluntários não são membros só de nossa Catedral (principalmente as unidades Taguatinga e Itapoã).

As doações de alimentos, roupas, calçados, enxovais para bebê, cobertores e material de limpeza podem ser feitas na Catedral Militar Rainha da Paz, no dia 25 de cada mês, ou nas Casas da Sopa do Cruzeiro Velho, Taguatinga e Itapoã.

X