Arcebispo Ordinário Militar

(61) 2023-5136 / 5582
curia@defesa.gov.br

HISTÓRIA

Nascido no dia 3 de março de 1964, em Brasília, Marcony Vinícius Ferreira foi o primeiro sacerdote ordenado na Arquidiocese cujo nascimento se deu na mesma. Filho de Francisco Canindé Ferreira e de Maria do Céu Barroso, estudou no Seminário Menor Bom Jesus, cursou Filosofia e Teologia no Seminário Maior Nossa Senhora de Fátima, ambos em Brasília.

Foi ordenado diácono em 8 de dezembro de 1987 por Dom Geraldo Ávila, na Vila Planalto. Em 3 de dezembro de 1988 foi ordenado sacerdote por Dom José Freire Falcão, no Santuário Dom Bosco.

Em 1989 fez uma pós-graduação na área de Liturgia no Instituto Teológico Pastoral da América Latina -ITEPAL, em Bogotá. Especializou-se em Teologia Litúrgica, frequentando primeiramente o Pontifício Ateneu Santo Anselmo (1993-1996) e depois Mestrado em Liturgia no Instituto de Teologia Litúrgica da Universidade Santa Cruz (2011-2012), em Roma.

Em 19 de fevereiro de 2014 foi nomeado bispo titular de Vertara e bispo auxiliar de Brasília pelo Papa Francisco, sendo ordenado em 12 de abril de 2014, na Catedral de Brasília pelo cardeal arcebispo emérito de Brasília, Dom Falcão, tendo como co-consagrantes o arcebispo de Brasília, Dom Sergio da Rocha e o Arcebispo emérito de Aparecida Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis. Adotou como lema Episcopal: “A Deo Omnia” (Tudo para Deus).

No dia 12 de março de 2022 foi nomeado, pelo Papa Francisco, como Arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil, tendo tomado posse no dia 2 de abril de 2022, em Brasília/DF.

Foto Oficial Dom Marcony Vinícius

OUTRAS FUNÇÕES FORA DA DIOCESE

No decorrer do seu ministério sacerdotal, desempenhou inúmeros cargos, dentre os quais:  colaborou na organização da visita do Papa São João Paulo II em 1991; Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima em Sobradinho (1989-1993); Pároco da Catedral Metropolitana de Brasília Nossa Senhora Aparecida (1996-2010); Coordenador Arquidiocesano de Pastoral (1996-2004); Membro do Conselho dos Presbiteral (1996-2010); Membro do Colégio dos Consultores (1996-2010); Vigário Episcopal para o Vicariato Centro (1996-2007); Vigário Geral da Arquidiocese de Brasília (2008-2011); Responsável pelo jornal litúrgico dominical Povo de Deus da Arquidiocese (1989-2003 e 2006-2011); Secretário Geral e Coordenador da Equipe de Liturgia do XVI Congresso Eucarístico Nacional (2010).

ESCUDO EPISCOPAL

O campo argentado aponta para a prudência, virtude própria do episcopado, com a Catedral de Brasília estilizada, simbolizando a origem do novo bispo, primeiro brasiliense ordenado sacerdote. Encimado pela estrela azul, a Catedral mostra a Igreja de Brasília e o novo bispo sob a proteção de Nossa Senhora Aparecida.

O campo dourado indica a realeza do Senhor e as iniciais gregas do nome de Cristo em vermelho simbolizam o Cordeiro Pascal imolado.

LEMA: “A DEO OMNIA

A inscrição latina “A DEO OMNIA” é o lema, inspirado na Epístola de São Paulo aos Romanos 11, 36: “Pois tudo é d’Ele, por Ele e para Ele. A Ele a glória eternamente”.

CONDECORAÇÕES

• Ordem do Mérito Judiciário Militar (Grau de Alta Distinção);
  • Grande-Colar do Mérito do Tribunal de Contas da União (TCU);
  • Ordem do Mérito Aeronáutica (Grau de Grande Oficial);
  • Medalha do Mérito Buriti;
  • Medalha Mérito GDF-Economia;
  • Medalha Brasília 60 anos;
  • Ordem do Mérito da Defesa (Grau de Grande Oficial);
  • Medalha do Pacificador;
  • Ordem do Mérito Alferes Joaquim José da Silva Xavier (Grã-Cruz);
  • Medalha de Reconhecimento da Capelania Militar Cristo Rei;
  • Ordem do Rio Branco (Grau de Grande Oficial);
  • Medalha Mérito Tamandaré;
  • Medalha da Vitória;
  • Ordem do Mérito Naval (Grau de Grande Oficial);
  • Medalha Mérito Santos-Dumont;
  • Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho;
  • Ordem do Mérito Bombeiro Militar do Distrito Federal “Imperador Dom Pedro II” (Comendador).