Bispo Auxiliar

(61) 2023-5136
curia@defesa.gov.br

HISTÓRIA

Dom José Francisco Falcão de Barros nasceu no dia 24 de março de 1965, em Paulo Jacinto, Estado de Alagoas. Filho de Guido Falcão de Barros e Francisca Barros. Foi ordenado sacerdote no dia 18 de janeiro de 1991, em Palmeira dos Índios, AL, pelas mãos de Dom Fernando Iório Rodrigues. Foi Pároco da Paróquia São Vicente de Paulo, em Palmeira dos Índios – AL, de 1991 a 2011, e Capelão da Polícia Militar do Estado de Alagoas.

No dia 16 de fevereiro de 2011, foi nomeado pelo Papa Bento XVI, Bispo titular de “Auguro” e Auxiliar do Ordinariado Militar do Brasil. Foi ordenado Bispo no dia 29 de abril de 2011, na cidade de Palmeira dos Índios – Al, pelas mãos de Dom Dulcênio Fontes de Matos. Tomou posse como Bispo Auxiliar do Ordinariado Militar do Brasil no dia 1º de junho de 2011.

Escudo Episcopal

Com o formado Samnítico tem a cor azul, na heráldica, sua plenitude que simboliza o zelo, fidelidade e amor. Ao centro, uma cruz latina florenciada prateada, que evoca o núcleo e o fundamento da espiritualidade do Bispo obediente à Verdade. Na heráldica, a cor prateada significa pureza, integridade e firmeza. No quadrante inferior direito da cruz, uma estrela dourada de dez pontas a qual simboliza a Bíblia Sagrada, uma das fontes da fé católica. No quadrante inferior esquerdo da cruz, a flor-de-lis dourada, símbolo da Virgem Maria, que foi obediente à Palavra. Circundando a cruz, doze estrelas douradas de oito pontas, símbolo da Igreja. Nas quatro extremidades do escudo, línguas de fogo, símbolo do Espírito Santo.

Lema “IN OBOEDIENTIA VERITATIS”

• Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Alagoas-AL (1981-1985);
  • Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1986-1987);
  • Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1986-1990);
  • Mestrado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino de Roma, Itália (1999); e
  • Doutorado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino de Roma, Itália (2003).

Ofícios anteriores

• Pároco da Paróquia de São Vicente de Paulo – Palmeira dos Índios-AL (1993-2011);
  • Professor de Introdução à Teologia, no Seminário Nossa Senhora da Assunção do Maceió-AL (1991-1992;1994);
  • Chancelaria diocesana de Palmeira dos Índios (1994-1997);
  • Vigário Judicial da Diocese de Palmeira dos Índios (2004);
  • Membro do Conselho Presbiteral (2007-2012);
  • Membro do Colégio dos Consultores (2007-2012);
  • Capelão da Policia Militar do Estado de Alagoas (2006-2011); e
  • Diretor Espiritual do Movimento do Terço das Mulheres (2009-2011).

Obras escritas

• O Pároco e o Depositum Fidei. Juridicidade dos seus direitos e deveres (Tese de Doutorado, 2003);
  • O Conselho Presbiteral. Aspectos jurídicos e pastorais (Editora Santuário, 2004);
  • Delitos e Crimes na Igreja Católica (Editora Santuário, 2006);
  • Sede Vacante. A transição na Diocese. (Editora Baraúna, 2010); e
  • A Oração Infalível (Editora Ecclesiae, 2021).

Condecorações

• Ordem do Mérito Naval (Comendador);
  • Ordem do Mérito Judiciário Militar (Alta Distinção);
  • Ordem do Mérito Militar (Comendador);
  • Ordem do Mérito da Defesa (Comendador);
  • Ordem do Mérito Aeronáutico (Comendador);
  • Medalha da Vitória;
  • Medalha Mérito Tamandaré;
  • Medalha Mérito Santos-Dumont;
  • Título de Cidadão Honorário de Maceió.