Arcebispo Militar visita pela primeira vez o Amapá para celebrar a Páscoa dos Militares

MACAPÁ/AP – Visitando pela primeira vez o Estado do Amapá, o Arcebispo Ordinário Militar do Brasil, dom Marcony Vinícius Ferreira, celebrou, nos dias 09 e 10 de outubro, a Páscoa dos Militares nas Guarnições de Macapá e Oiapoque.

Na capital amapaense, uma missa foi celebrada pelo Arcebispo Militar, Dom Marcony, e pelos Capelães Major José Carlos de Freitas, do Comando Militar do Norte (CMN), e Capitão-Corveta José Maria Gomes de Oliveira, do 4º Distrito Naval (4ºDN), reuniu os fiéis na Catedral Diocesana São José de Macapá. A oferta de símbolos próprios da vida militar, como, a mochila de selva, gorro e braçal da Polícia de Exército demonstrou a coesão dos militares.

De forma simultânea, foi realizado um culto na Igreja Evangélica Assembleia de Deus – A Pioneira, celebrado pelo Major Rogério de Carvalho Lima, Capelão do CMN, e pelo Pastor Rodrigo Lima Junior, Presidente em exercício da Assembleia de Deus – A Pioneira, e uma reunião espírita no Comando da 22ª Brigada de Infantaria de Selva como formar de comunhão entre os irmãos católicos, evangélicos e espíritas.

Fortalecendo a integração das Forças Armadas com as Forças Auxiliares, a atividade também contou com a presença de representantes da Marinha do Brasil, da Força Aérea Brasileira, da Polícia Militar do Amapá, do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá e da Guarda Civil Municipal de Macapá.

No dia 10, a Companhia Especial de Fronteira de Clevelândia do Norte recebeu a visita de Dom Marcony e dos Capelães para a celebração da Páscoa doa Militares junto à família militar que diuturnamente trabalham para a manutenção de nossas fronteiras.

PÁSCOA DOS MILITARES – A Páscoa dos Militares é a celebração da Páscoa pelos Militares brasileiros. Ela é comemorada fora de época por concessão da Igreja, já que, à época da II Guerra Mundial, no período da Páscoa, os militares brasileiros estavam envolvidos em missões longe de casa ou escalados para serviços e não puderam participar da festividade religiosa.

Fonte: Comando Militar do Norte (Exército Brasileiro)