Programação da Peregrinação dos Militares à Itália Pelo Ano Jubilar
Itália – A cada 25 anos, a Igreja convoca um Ano Santo, um ano Jubilar, com o objetivo de reverenciar a morte e a ressurreição de Jesus, o Cristo de Deus. O Jubileu oferece aos fiéis a possibilidade de alcançar a indulgência plenária para si ou para os falecidos. É um ano de reconciliação e conversão, de solidariedade e empenho pela justiça, a serviço de Deus e dos irmãos.
Dentro desse contexto, o Ordinariado Militar do Brasil está promovendo, de 7 a 22 de fevereiro de 2025, as atividades do Jubileu das Forças Armadas e Auxiliares, durante a Peregrinação na Itália.
A programação inclui um grande número de atividades, iniciando com a peregrinação à Porta Santa, no Vaticano, na manhã de 8 de fevereiro. No dia seguinte, os militares assistirão à Santa Missa, na Praça São Pedro, presidida pelo Papa Francisco. Em seguida, ocorrerá a visitação à Basílica de São Pedro, à Capela Sistina, à Basílica de São Paulo Fora dos Muros e às Catacumbas de São Calisto.
A partir do dia 10 de fevereiro, o roteiro da peregrinação levará todos a conhecer e rezar nos locais mais santos da Itália, como a Abadia fundada por São Bento, os lugares relacionados a São Padre Pio, a Gruta de São Miguel Arcanjo, localizada no Monte Sant’Angelo, o Santuário de São Gabriel de Nossa Senhora das Dores, o Santuário da Santa Casa de Loreto, a Basílica de Santa Rita de Cássia, as Basílicas de Santa Maria degli Angeli e de Santa Clara e São Francisco, na cidade de Assis, a Catedral de Orvieto, a Basílica de São Domenico, a Catedral de Santa Maria del Fiore, em Florença, o Santuário de Santo Antônio de Pádua, em Pádua, a Igreja de Santa Maria Sopra Minerva e outros templos religiosos de Roma.
No dia 22 de fevereiro, os Diáconos Permanentes do Ordinariado promoverão um encontro espiritual na cidade de Roma.
A peregrinação será conduzida por Dom Marcony Vinícius Ferreira, Arcebispo Ordinário Militar do Brasil, que será auxiliado pelo padre, Capelão do Hospital de Força Aérea de Brasília, Tenente-Coronel Adilson Costa, e pelo diácono permanente do Ordinariado Militar do Brasil, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis. Além dos militares da ativa e da reserva, diversos capelães militares participarão das atividades programadas.