18 de Setembro – Dia de Nossa Senhora da Defesa, Padroeira do Ministério da Defesa
Brasília-DF – Em 18 de setembro comemora-se o Dia de Nossa Senhora da Defesa, padroeira do Ministério da Defesa. Contudo, antes dessa devoção se espalhar pelo Mundo, a Virgem Maria começou a ser venerada, com esse título, primeiramente na Catedral de Oziere, localizada na cidade de Sassari, na Itália.
O título Nossa Senhora da Defesa nasceu a partir de um episódio histórico, ocorrido na época das imigrações, em 1412. Durante um rigoroso inverno, um exército dos Godos, vindos do norte, instalou-se ameaçadoramente na Bacia do Rio Ampezzano, na Itália. Os habitantes da região logo começaram a se reunir para organizar uma defesa. Acontece que eram pobres, não tinham armas nem exército treinado capaz de vencer um inimigo tão poderoso. Por isso, começaram a se reunir para rezar, pedindo ajuda à Nossa Senhora. O povo permaneceu unido, em oração, pedindo e esperando auxílio do céu. Quando o exército Godo partiu para o ataque, o povo intensificou as orações. De repente, a Virgem Maria apareceu sobre as nuvens. Ela estava com uma espada de fogo na mão direita e segurando o Menino Jesus no braço esquerdo. Em seguida, Maria desceu sobre o local onde iria acontecer o massacre. Nesse momento, nuvens espessas causaram enorme escuridão, de tal forma que os invasores nada podiam ver. Atordoados e confusos, coeçaram a lutar entre si até que, por fim, destruíram-se uns aos outros. O povo italiano, emocionado e agradecido, a partir desse momento, passou a chamar a Virgem Maria de Nossa Senhora da Defesa.
O Arcebispo Ordinário Militar do Brasil, Dom Marcony Vinícius Ferreira, saúda e abençoa todos os integrantes do Ministério da Defesa neste dia de profunda devoção à Nossa Senhora da Defesa, e deseja-lhes muita paz e realizações em prol da Nação Brasileira.
Versão para Impressão