Páscoa dos Militares das Guarnições de Juiz de Fora e Santos Dumont (MG) é realizada na Igreja da Glória

Nesta terça-feira, dia 17 de setembro de 2019, às 10h, os integrantes das Guarnições de Juiz de Fora e Santos Dumont (MG) do Exército Brasileiro se reuniram para a tradicional celebração da Páscoa dos Militares na Igreja da Glória. A Santa Missa foi presidida pelo Capelão da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora, Padre José Leles da Silva, sendo concelebrada pelo Padre João Batista Diniz Ferreira, Capelão Militar da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha, além dos padres Renato Alves Rodrigues, Nelson Augusto de Oliveira, Carlos José Arlindo Silva e Frei Flávio Henrique de Castro.

Este ano, oficialmente, a Missa de Páscoa foi celebrada no dia 21 de abril. Porém, a comemoração dos militares acontece em datas distintas por seguir uma tradição que começou após a Segunda Guerra Mundial, como explica o Capelão, Padre João Ferreira “A Páscoa é sempre celebrada em um período diferente pois temos apenas um Arcebispo Militar e por uma questão histórica. Os militares chegaram ao Brasil após a guerra, depois da Páscoa, mas ao chegarem pediram para celebrá-la no Rio de Janeiro.

De acordo com o Padre João Ferreira, a Missa de celebração da Páscoa é um momento de partilha e espiritualidade entre os militares que desempenham a missão de honra à pátria brasileira. “A importância da (missa é a) oração entre os militares. A oração, o temor a Deus, as lutas dos militares e familiares, mas principalmente os valores da religião de cada um”. O Padre lembrou ainda sobre a importância deste momento de reflexão, em um mês dedicado à prevenção contra o suicídio. “Hoje o índice de suicídio entre os militares de todas as forças e das Forças Auxiliares, como a Polícia Militar, Civil e Bombeiros é enorme”, e completou: “nós podemos ver sempre que além de nossas tarefas e dificuldades nós temos um Deus. Nós adoramos um Deus, tememos este Deus e queremos fortalecer na nossa missão o seguimento a Deus.”

Porém, como destaca o Capelão, a assistência religiosa oferecida às Forças Armadas e a participação dos que a compõe é fundamental para a missão que exercem. “Tememos este Deus e queremos fortalecer na nossa missão o segmento a Deus. Ouvindo a palavra, e não só neste momento, mas também que os militares se confessem, comunguem, participem da Santa Missa nas suas comunidades.”

Para o General da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha, Alcio Alves Almeida e Costa, a Missa foi um momento onde todos puderam deixar o fardo pesado da profissão e focar na vida espiritual. “É uma oportunidade onde nós paramos por um dia para refletirmos sobre a nossa espiritualidade e a nossa religiosidade. Nós, como militares, andamos sempre em uma linha tênue de estresse, situações pesadas e lidando às vezes com violência. Por isso, ter todo esse respaldo espiritual é fundamental.  Esta é a grande importância da Páscoa.”

::Veja mais fotos no Flickr OMB::

Fonte: Eliton Souza/Elias Arruda