PEREGRINAÇÃO MARIANA DA FAMÍLIA MILITAR É REALIZADA NO SANTUÁRIO DE SCHOENSTATT

BRASÍLIA (DF) – Os militares das Forças Armadas e das Forças Auxiliares vivenciaram momentos de muitas bênçãos e graças durante a Peregrinação Mariana da Família Militar do Distrito Federal e do Goiás ao Santuário da Mãe e Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt, que aconteceu no dia 19 de agosto de 2023, em Brasília-DF.

Dando início às atividades, a família militar foi recepcionada pelo Chanceler do Ordinariado Militar do Brasil, Capitão de Corveta (CN) Érico Pitágoras, na Capela do Santuário. Em seguida, as Irmãs de Maria de Schoenstatt realizaram um momento mariano com os peregrinos.

Logo após, a família militar saiu da Capela em procissão até a Tenda dos Peregrinos do Santuário, passando pela Ermida da Mãe e Rainha, onde foi realizada, em 1998, a primeira missa pelo então Arcebispo Militar do Brasil, Dom Geraldo do Espírito Santo Ávila.

Os militares participaram de um momento de muita espiritualidade que foi conduzido pelo Capelão do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Tenente-Coronel Fernando Rebouças.

Encerrando a Peregrinação Mariana da Família Militar do Distrito Federal e do Goiás ao Santuário da Mãe e Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt, foi realizado na Tenda dos Peregrinos uma celebração eucarística, que foi presidida por Dom José Aparecido Gonçalves de Almeida, atual Bispo Auxiliar na Arquidiocese de Brasília e eleito Bispo de Itumbiara. A Santa Missa foi concelebrada pelo Capelão-Chefe do Serviço de Assistência Religiosa da Marinha, Frei Odécio, pelo monsenhor Bruno Lins, chefe do protocolo da Santa Sé, e pelos capelães militares da área de Brasília e do Goiás.

Em sua homilia, Dom Aparecido destacou a importância da Virgem Maria na caminhada da Fé espiritual:

A Bem-aventurada Virgem Maria nos acompanha no caminho da Igreja, nos acompanha na nossa peregrinação terrestre, nos ajuda a olhar para o alto com esperança. Gostaria de convidar a toda família militar a volver o olhar para a Santa Mãe de Deus, com o desejo ardente de que o serviço que nós prestamos à nossa Pátria seja movido pela esperança de um tempo de renovada paz, cada qual na sua tarefa, na sua função que é elevada a um trabalho divino pela nossa fé e pela nossa adesão a Cristo Jesus. Aquilo que nós fazemos todos os dias com o espírito de dever cumprido se torna graça na nossa vida, se torna caminho de salvação, caminho de santidade. Há na história da Igreja tantos exemplos de militares que foram elevadas as honras dos altares e não há de faltar, na história da Igreja do Brasil, militares que sejam elevadas as honras dos altares, não só sacerdotes (capelães), mas militares no cumprimento do seu dever de servir à Pátria com amor. A segurança do nosso povo, a certeza de que nós estamos sempre protegidos, salvaguardados dos perigos, de que há uma mão amiga, uma força sempre pronta para nos defender, nos dá uma serenidade interior muito grande. E se nós sabemos que as Forças Armadas e as Forças de Segurança Pública contam com a mão amorosa de Deus, com a presença amorosa da Virgem Maria, então a nossa segurança é maior. Não há medo se nós estamos com o Senhor. Não há porque temer, nem a vida e nem a morte. Que essa Peregrinação em que colocamos o nosso coração aos pés da Mãe do Príncipe da Paz, da Rainha da Paz, nos dê a certeza de que nós somos filhos muito amados de Deus, de que somos irmãos, de que nos queremos bem. E que nós também tenhamos a certeza de que com o auxílio dos céus nós poderemos superar os conflitos aqui na terra, por meio do diálogo, do serviço prestado com serenidade e com o sentimento do dever cumprido“, disse Dom José Aparecido na homilia.

Ao final da celebração, Dom Marcony Vinícius Ferreira, Arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil, agradeceu a todos que, de alguma forma, ajudaram para que a Peregrinação fosse realizada com êxito: “Minha gratidão imensa a todos os senhores e senhoras que vieram. Vamos aos poucos nos confiando à Mãe de Deus para que ela seja a intercessora das Forças Armadas e das Forças Auxiliares no nosso Brasil. Que nunca desanimemos e que tenhamos sempre no exemplo da Mãe de Deus a força para continuar a nossa missão no dia a dia nas nossas Forças Armadas e Auxiliares. Este ano,  justamente por ser a primeira, quero agradecer imensamente a todos aqueles que estiveram à frente, não simplesmente com o incentivo, mas com o necessário para celebrarmos esta manhã. Fiquei extremamente feliz pelo convite feito a meu irmão Dom José Aparecido, Bispo nomeado para a Diocese de Itumbiara, que tanto tem feito pelo nosso Ordinariado Militar“.

Participaram da Peregrinação Mariana da Família Militar aproximadamente 600 peregrinos, civis e militares, dentre eles, o Tenente-Brigadeiro do Ar Aquino, Ministro do Superior Tribunal Militar, o Vice-Almirante Alvarenga, Comandante do 7º Distrito Naval, o Major-Brigadeiro do Ar Braga, Chefe do Estado-Maior do Comando-Geral do Pessoal, o General de Exército Paixão, Comandante do Comando de Artilharia do Exército, o Brigadeiro do Ar Barros, Chefe da 5ª Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica e a Coronel CBM Mônica, Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.

Veja mais fotos no Flickr OMB:

Fotos: Neto Lima.