75 anos da Capelania da Força Aérea Brasileira e Páscoa dos Militares
Curitiba (PR) – No dia 24 de outubro, a Capelania Nossa Senhora de Loreto, do CINDACTA II, em Curitiba, celebrou os seus 75 anos de fundação. Na ocasião, também foi celebrada a Páscoa dos militares da região de Curitiba. O evento contou com a presença do Comandante-Geral do Pessoal (COMGEP), Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares, do Chefe do Serviço de Assistência Religiosa da Aeronáutica (SARA), Pe. Geraldo Pio, de aproximadamente 700 participantes, dentre os quais militares do Exército, da Força Aérea Brasileira, da Polícia Militar e de Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná, de representantes da Guarda Municipal e fiéis da Capelania. A cerimônia foi presidida por Dom Marcony V. Ferreira, Arcebispo Ordinário Militar do Brasil, concelebrada pelo Arcebispo Metropolitano de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, por Capelães militares e Padres da Arquidiocese de Curitiba.
Trata-se da primeira Capelania da Força Aérea Brasileira de que se tem registros, surgida na então Base Aérea de Curitiba. Ela foi inaugurada em 13 de abril de 1947, numa missa solene presidida pelo Capitão Capelão Antônio Carneiro Manso, no hangar de aeronaves. Esse histórico momento, resultou num relatório do Capelão da Base Aérea, ao então, Chefe do Serviço de Assistência de Religiosa das Forças Armadas, Coronel Capelão Monsenhor Leovigildo Franca. Por este motivo, a Missa, presidida Dom Marcony, foi celebrada no mesmo local, isto é, no Hangar de aeronaves.
O Serviço de Assistência Religiosa das Forças Armadas brasileiras surgiu logo após a Segunda Guerra mundial, através do Decreto-lei nº8.921, de 26 de janeiro de 1946, mas só foi regulamentado em 23 de julho do mesmo ano.
Antes da celebração, às 9h, foi realizada, na Capela do CINDACTA II, a cerimônia de inauguração do monumento em honra do primeiro Capelão e da primeira missa, bem como o descerramento da placa comemorativa dos 75 anos da Capelania.
Hoje, sob o pastoreio do Major Capelão Felipe Braga, a Capelania desenvolve um importante testemunho junto aos militares do CINDACTA II e dos seus destacamentos, bem como através dos seus trabalhos sociais, como a distribuição de cestas básicas para pessoas carentes e a distribuição de cerca de 250 pratos de sopa, pão, água mineral e chocolate, às sextas-feiras à noite, às pessoas em situação de rua, do Centro de Curitiba.
Veja mais fotos no Flickr OMB:
Texto: Pe. Felipe Braga
Versão para Impressão