Ordinariado Militar do Brasil

comunicacao@ordinariadomilitar.org.br

Sede: Esplanada dos Ministérios, Bl O, Anexo 1, Sala 553, CEP 70052-900 - Brasília - DF

Entronização da Imagem de Nossa Senhora Aparecida na Coluna do Relógio da Universidade da Força Aérea

Por Pe. Adilson Antonio da Costa, Major Capelão da Unifa – O dia 8 de dezembro de 2018 tornou-se um dia histórico para a Universidade da Força Aérea (Unifa) sediada no magnífico Campo dos Afonsos. Ali se realizou-se a cerimônia de entronização da réplica da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida em nicho instalado na Coluna do Relógio, precioso presente pessoal de Sua Eminência, dom Raymundo, cardeal Damasceno Assis, arcebispo emérito de Aparecida – São Paulo.

O Excelentíssimo Senhor Comandante da Unifa, Major Brigadeiro do Ar José ISAIAS Augusto de Carvalho Neto, anfitrião da solene festa, recebeu e entronizou o maior símbolo religioso brasileiro: a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira e Rainha do Brasil.

Nossa capelania acolheu este momento como um kairós, isto é, tempo oportuno da graça de Deus: poder, neste dia da solenidade da Imaculada Conceição, celebrar a Eucaristia, presidida por eminente autoridade religiosa do país, apresentar setenta e cinco militares e dependentes para receberem o Sacramento da Crisma e, no final da cerimônia, conduzir à Coluna do Relógio a imagem restaurada da Imaculada Conceição e ali entronizar a Imagem presenteada de Nossa Senhora Aparecida.

A capela Nossa Senhora de Loreto, erigida em 1950, é sinal de que a vida espiritual e religiosa tem marcado a história da Unifa. Ainda mais agora com este local, conhecido como Praça do Relógio, no qual essa Coluna representa um marco comemorativo da primeira missão do Correio Aéreo Nacional (CAN), que partiu do Campo dos Afonsos em 1931 e, a partir daquela data, passa a abrigar também a imagem mais venerada pelo nosso povo brasileiro. Tendo nossa Senhora aqui mais perto, pedimos sua proteção e sua bênção para nossa Universidade, para todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária desenvolvidas em seu campus, bem como para todos os trabalhos pastorais aqui desenvolvidos.

Conhecemos o valioso papel de dom Raymundo Damasceno Assis na Igreja Católica no Brasil, na América Latina e no Caribe, bem como junto à Santa Sé. Cientes também de que o cardeal é um colaborador direto do Pontífice Romano, no momento atual, o papa Francisco. Por isso, nossa gratidão pela distinção de nos agraciar com tamanha honra.

Nossa Senhora Aparecida é o nome que acabou sendo dado a uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, feita de terracota, 36 centímetros de altura e 2,5 quilos, encontrada em outubro de 1717, há 301 anos, por três pescadores no rio Paraíba do Sul em São Paulo. Em novembro de 1888, um ano antes da proclamação da República do Brasil, a princesa Isabel levou a Aparecida uma coroa de ouro cravejada de diamantes e rubis e um manto azul. Essa coroa foi utilizada, em 1904, numa cerimônia oficial, por representante do Santo Padre, o papa São Pio X, que a coroou oficialmente Rainha do Brasil. Aos 16 de julho de 1930, Sua Santidade, o papa Pio XI, a declarou Padroeira do Brasil. Em 1967, o papa São Paulo VI enviou de presente uma Rosa de Ouro.

No dia 12 de outubro de 1980, o Santuário de Aparecida recebeu pela primeira vez a visita de um papa, São João Paulo II, acontecimento a partir do qual se tornou feriado nacional. O eminentíssimo cardeal Raymundo Damasceno Assis, enquanto arcebispo de Aparecida, foi anfitrião da visita de mais dois sucessores do apóstolo São Pedro: em 2007, o papa Bento XVI, por ocasião da realização da V Conferência do Episcopado Latino-americano e do Caribe e, em 2013, o atual Sumo Pontífice, papa Francisco, quando da realização da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro.

Assim, a primeira discípula missionária de nosso Senhor Jesus Cristo tem a missão toda especial, na Universidade da Força Aérea, de nos educar e formar na escola do Mestre, seu divino Filho. É importante lembrar o que disse o papa São Paulo VI em sua mensagem, ao enviar uma rosa de ouro: “Devemos prestar homenagem a nossa Senhora, mas não devemos parar em Maria, mas ir sempre até Jesus”.

Benedicat Maria, magistra et mater sapientiae, huius Studiorum Universitatis professores et alumnos omnes. (Abençoe Maria, mestra e mãe da Sabedoria, todos os professores e alunos desta Universidade.)

 

Versão para Impressão

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

Array

X