Jubileu de ouro sacerdotal de Dom Fernando Guimarães

No dia 15 de agosto, o Arcebispo Militar do Brasil, Dom Fernando Guimarães, completou 50 anos de ministério sacerdotal. Para comemorar a data, ocorreu uma celebração jubilar na Catedral Militar Rainha da Paz, em Brasília, ocasião em que reuniram-se o Arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar; o Bispo de Luziânia, Dom Waldemar Passini;  os Bispos Auxiliares da Arquidiocese de Brasília Dom José Aparecido e Dom Marcone ; e o Bispo Auxiliar do Ordinariado Militar, Dom José Francisco.

50 anos de sacerdócio marcados pela entrega total a Deus e ao próximo

Ordenou-se sacerdote no dia 15 de agosto de 1971, no Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Campos, RJ. De 1972 a 1980, trabalhou na Arquidiocese do Rio de Janeiro, como assessor do Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales, membro do Colégio de Consultores e do Conselho Presbiteral da Arquidiocese.

Em 1980 foi chamado a Roma, onde desempenhou diversas funções na Santa Sé. Na Congregação para o Clero, a partir de 2000, exerceu o cargo de Chefe de Departamento, responsável pelo setor que se ocupa da vida e do ministério dos Sacerdotes no mundo. É Doutor em Teologia Moral pela Academia Alfonsiana, da Pontifícia Universidade do Latrão de Roma (1989), e Mestre em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade da Santa Cruz de Roma.

No dia 12 de março de 2008, foi nomeado pelo Papa Bento XVI Bispo Diocesano de Garanhuns-PE. A ordenação episcopal aconteceu em Roma, no Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no dia 31 de março do mesmo ano. Tomou posse na Diocese no dia 1º de junho de 2008.

No dia 6 de agosto de 2014 foi nomeado pelo Papa Francisco como Arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil, tendo tomado posse como Arcebispo Militar em 7 de outubro de 2014, em Brasília – DF.