Em Brasília, Páscoa dos Militares reúne militares das Forças Armadas e Auxiliares em Cristo

Nos dias 30 e 31 de maio, foram realizadas as comemorações da Páscoa dos Militares, em Brasília, evento que neste ano esteve sob a coordenação da Força Aérea Brasileira.

A comemoração desta Páscoa é realizada fora da época, com a concessão da Igreja, em memória à época da II Guerra Mundial, quando, no período da Páscoa, os militares brasileiros estavam envolvidos em missões longe de casa ou escalados para serviços e não puderam participar das festividades religiosas. Assim, a Páscoa dos Militares preserva a história de quando a Força Expedicionária Brasileira (FEB) retornou ao Brasil e, em 1945, celebrou a sua Páscoa. Participam dos eventos os segmentos católico, espírita e evangélico, com celebrações específicas, já que a festividade tem por objetivo estimular a religiosidade, fraternidade e espiritualidade dos militares. As celebrações acontecem em datas determinadas e diferentes em cada região, de acordo com o Arcebispado Militar do Brasil.

Neste ano, o Culto Evangélico foi realizado no dia 30 de maio, às 10:00 horas, no Templo da Igreja Memorial Batista, localizado à SGAS 905, Asa Sul, e contou com a presença de 700 fiéis, militares da ativa e da reserva das Forças Armadas e as Auxiliares. Após as saudações e o Ato Cívico, com o canto do Hino Nacional, sob a condução do Cap Capl Ronisaulo Lima de Oliveira, refletiram sob as passagens do Bom Pastor (Jo 10.14-18) e a Páscoa do Senhor (Mt 27.46-51,54) e, ainda, uma reflexão com o tema “Os militares diante da cruz”. “Há três exemplos que, nós militares, exercemos baseados na vida de Jesus. A primeira é doação voluntária, a segunda a postura adequada, em situações boas ou ruins, e, por último, o momento de manter a fé na cruz, nas dificuldades, escalas, localidades”, disse o Cap Capl Oliveira.

No mesmo dia e horário, foi realizada, a Reunião Espírita no Salão Bezerra de Menezes, da Comunhão Espírita de Brasília, situado na SGAS 604, Asa Sul. O presidente da casa espírita, Adilson Marinho, agradeceu a presença dos militares, apresentando o palestrante, General de Divisão Marco Aurélio, que trouxe a passagem do Evangelho “Meu reino não é deste mundo”, enaltecendo os princípios espíritas para o crescimento interior de cada pessoa e a construção de uma vida futura. “Nós podemos fazer a escolha de seguir Jesus”, afirmou o palestrante.

No dia 31 de maio, foi celebrada a Missa, com início às 10 horas, no Santuário São Francisco de Assis, localizado na SGAN 915, Asa Norte, com a participação de, aproximadamente, 1000 fiéis, entre as Forças Armadas e Auxiliares, militares da ativa e da reserva. A celebração foi presidida pelo Exmo Revmo Sr Dom Fernando Guimarães, Arcebispo Militar do Brasil, e co-celebrada pelos Padres Cel Capl Geraldo Pio, Chefe do SARA, Cel Capl José Eudes da Cunha, Capelão Chefe da SAREX, Cap Capl Edmilson Oliveira de Souza, Capelão da ALA 1, dentre outros. A liturgia do Domingo de Páscoa lembra a ressurreição de Nosso Senhor e do cumprimento da promessa. No início da solenidade católica, foi proferido o significado de Páscoa: passagem da morte para a vida, do egoísmo para a doação de si, do rancor para o perdão, da discórdia para a paz. Após entrada da imagem de Nossa Senhora de Loreto, o Arcebispo Dom Fernando, ressaltou a importância da realização da missa de Páscoa fora de época, explicando: “Embora já tivesse passado a data oficial, como estavam em combate, não puderam ter esse momento de fé, de espiritualidade e de oração”.

O Arcebispo Militar do Brasil, Dom Fernando Guimarães, participou das três cerimônias, proferindo algumas palavras ao final do culto. “Cada um de nós, independente de nossas convicções religiosas, temos uma missão. E essa missão, nunca poderemos realizar sozinhos, individualmente. A Fé é algo muito pessoal, mas ela nos joga numa dinâmica que é, necessariamente, uma dinâmica comunitária. E ainda complementou: “Na medida que a gente aprende a se conhecer, aprende a se respeitar”.

Por Coronel Capelão GERALDO PIO