Cumprimentos do Ordinariado Militar do Brasil aos futuros Comandantes das Forças Armadas
O Ordinariado Militar do Brasil alegra-se com a nomeação dos futuros Comandantes das Forças Armadas pelo Presidente eleito, Jair Bolsonaro. Elevados ao vértices de suas Forças, líderes de nossos militares, são chamados a conduzi-los no cumprimento de dever constitucional que no serviço da nação brasileira, incube aos militares.
Tão logo foi publicada a notícia, o Arcebispo Ordinário Militar do Brasil, Dom Fernando Guimarães, enviou uma mensagem de felicitações aos Excelentíssimo Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Júnior, ao General-de-Exército Edson Leal Pujol e ao Tenente Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, respectivamente nomeados Comandantes da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira.
Conheça os novos Comandantes
Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior
Natural de São Paulo, foi declarado Guarda-Marinha em 13 de dezembro de 1976, tendo alcançado seu posto atual em 25 de novembro de 2014.
Principais Cargos/Comissões:
- Comandante do Aviso de Apoio Costeiro “Almirante Hess”;
- Comandante do Rebocador de Alto-Mar “Tritão”;
- Chefe de Gabinete do Chefe do Estado-Maior da Armada;
- Comandante do Navio-Escola “Brasil”;
- Comandante do Comando do Controle Naval do Tráfego Marítimo;
- Comandante do Centro de Adestramento “Almirante Marques de Leão”;
- Assistente da Marinha na Escola Superior de Guerra;
- Comandante da 2ª Divisão da Esquadra;
- Secretário de ciência, tecnologia e Inovação da Marinha;
- Diretor de Portos e Costas;
- Comandante do 1º Distrito Naval;
- Comandante-em-Chefe da Esquadra;
- Diretor-geral de Pessoal da Marinha.
Atualmente o Almirante Ilques, é o Chefe do Estado-Maior da Armada (EMA), que é o órgão de direção geral da Marinha e tem o propósito de assessorar o Comandante da Marinha na direção do Comando da Marinha e no desempenho de suas atribuições no Conselho Militar de Defesa e no Conselho de Defesa Nacional.
Fonte: defesaaeroanaval.com.br
General-de-Exército Edson Leal Pujol
Natural de Dom Pedrito/RS, é filho de militar e de professora. Oriundo do Colégio Militar de Porto Alegre/RS, incorporou às fileiras do Exército em 1º de março de 1971, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, e concluiu a Academia Militar das Agulhas Negras em 15 de dezembro de 1977, tendo sido declarado Aspirante a oficial da Arma de Cavalaria. Além dos Cursos de Formação, de Aperfeiçoamento, de Comando e Estado-Maior e de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército, realizou, também, dentre outros, os Cursos Básico Paraquedista, Operações de Informações (Curso Básico de Inteligência), Operações na Selva, Operações na Caatinga, Básico de Montanha e Operações Aeromóveis.
No exterior, realizou o Curso Avançado de Blindados na Escola de Blindados do Exército Norte-Americano, em Fort Knox, EUA. Possui, ainda, diversos cursos civis, entre eles os da Escola Nacional de Administração Pública/ENAP e o MBA Executivo, Administração de Negócios, e o de Gerenciamento de Projetos, ambos da Fundação Getúlio Vargas. Realizou, também, Cursos de Especialização em Operações de Paz do Sistema das Nações Unidas.
Durante sua vida militar, serviu em diversas unidades militares, como no 7º e no 12º Regimento de Cavalaria Mecanizado, no 3º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado e no antigo Gabinete Militar da Presidência da República. Foi promovido ao Posto atual em 31 de março de 2015.
Fonte: defesanet.com.br
Tenente Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez
Natural de Santo Ângelo (RS), o Tenente-Brigadeiro Bermudez ingressou na Força Aérea Brasileira em fevereiro de 1975 e foi promovido ao posto de Tenente-Brigadeiro em novembro de 2014.
Durante a carreira de 43 anos dedicados à vida militar, assumiu o comando, a chefia e a direção de diferentes organizações da FAB, dentre elas o 1º/16º Grupo de Aviação – Esquadrão Adelphi – unidade que tem a sua história recente ligada ao projeto A-1, no qual o Brasil desenvolveu uma aeronave de caça em parceria com a Itália. Também foi Comandante da Base Aérea de Brasília (BABR), Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER), Comandante da Terceira Força Aérea (III FAE), Diretor-Geral do Departamento de Ensino da Aeronáutica (DEPENS) e Adido de Defesa e Aeronáutico junto à Embaixada do Brasil na França e na Bélgica; entre outros cargos relevantes. Atualmente, é o Comandante-Geral do Pessoal.
O Oficial-General é oriundo da Aviação de Caça e possui 4.000 horas de voo nas seguintes aeronaves: TZ-13, T-23, T-25, T-37C, AT-26, C-95, H-13, UH-50, U-42, U-7A, F-103, VU-93, A-1, R-99, E-99, R-35 e A-29.
A data de assunção do Cargo será informada oportunamente.
Fonte: fab.mil.br
Versão para Impressão