Ordinariado Militar do Brasil

comunicacao@ordinariadomilitar.org.br

Sede: Esplanada dos Ministérios, Bl O, Anexo 1, Sala 553, CEP 70052-900 - Brasília - DF

Celebração da Instituição da Eucaristia e do Lava-Pés

Na noite do dia 6 de abril, o Arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil, Dom Marcony V. Ferreira, presidiu a celebração da Instituição da Eucaristia e Lava-Pés, na Catedral Militar Rainha da Paz.

Durante a celebração o Arcebispo realizou o ritual da lavagem dos pés que atualmente está associado com a Missa da Última Ceia, que celebra de maneira especial a Última Ceia de Jesus, na Quinta-Feira Santa.

Dentre os presentes na Missa da Instituição da Eucaristia e do Lava-Pés foi pré-selecionado alguns homens, geralmente doze — simbolizando os apóstolos de Jesus. Os selecionados foram conduzidos até as cadeiras preparadas para a cerimônia. Dom Marcony, com a ajuda dos Diáconos Permanentes, derramou a água sobre os pés de cada um dos doze homens e enxugou, relembrando a atitude de Jesus com os seus discípulos.

“Era antes da festa da Páscoa. Jesus sabia que tinha chegado a sua hora de passar deste mundo para o Pai; tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim. Estavam tomando a ceia. O diabo já tinha posto no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, o propósito de entregar Jesus. Jesus, sabendo que o Pai tinha colocado tudo em suas mãos e que de Deus tinha saído e para Deus voltava, levantou-se da mesa, tirou o manto, pegou uma toalha e amarrou-a na cintura. Derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos, enxugando-os com a toalha com que estava cingido. Chegou a vez de Simão Pedro. Pedro disse: “Senhor, tu me lavas os pés? ” Respondeu Jesus: “Agora não entendes o que estou fazendo; mais tarde compreenderás”. Disse-lhe Pedro: “Tu nunca me lavarás os pés! ”, mas Jesus respondeu: “Se eu não te lavar, não terás parte comigo”. Simão Pedro disse: “Senhor, então lava não somente os meus pés, mas também as mãos e a cabeça”. Jesus respondeu: “Quem já se banhou não precisa lavar senão os pés, porque já está todo limpo. Também vós estais limpos, mas não todos”. Jesus sabia quem o ia entregar; por isso disse: “Nem todos estais limpos”. Depois de ter lavado os pés dos discípulos, Jesus vestiu o manto e sentou-se de novo. E disse aos discípulos: “Compreendeis o que acabo de fazer? Vós me chamais Mestre e Senhor e dizeis bem, pois eu o sou. Portanto, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz”. (João 13,1-15)

Fotos: PasCom – Catedral Militar Rainha da Paz.
Versão para Impressão

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X