Ordinariado Militar do Brasil

comunicacao@ordinariadomilitar.org.br

Sede: Esplanada dos Ministérios, Bl O, Anexo 1, Sala 553, CEP 70052-900 - Brasília - DF

Dom Fernando realiza visita pastoral às unidades militares do Exército no Rio de Janeiro

Entre os dias 05 e 13 de novembro, o Arcebispo Ordinário Militar do Brasil, Dom Fernando Guimarães, esteve em visita pastoral às unidades militares da Marinha e do Exército, da área do Rio de Janeiro. Durante esses dias, o Arcebispo se reuniu com os capelães militares da área para tratar de diretrizes para a Assistência Religiosa, bem como percorreu pelas instalações das unidades militares que visitou.

No dia 07, o 1° Batalhão de Guardas recebeu a visita do Arcebispo Militar, acompanhado pelo Chefe do Serviço de Assistência Religiosa do Comando Militar do Leste, TC Capl Padre Marcelo José. Na ocasião, o Arcebispo foi recepcionado Coronel Corrêa Neto, Comandante do Batalhão, que apresentou as instalações da unidade. Em seguida, foi celebrada uma santa missa, que contou com expressiva participação dos militares do Batalhão.

No dia seguinte (08), foi a vez da Fortaleza de Santa Cruz da Barra (AD/1), sede do Comando da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército, receber a visita do Arcebispo e do Ten Cel Padre Marcelo José, ocasião em que foram recepcionados pelo General de Brigada Ribeiro Rocha, Comandante da Artilharia Divisionária da 1° Divisão de Exército e pelo Sub Comandante, Coronel Chiesa. Dom Fernando visitou as dependências e o museu do Forte, tendo em seguida presidido uma celebração da Santa Missa. Após a celebração, Dom Fernando continuou a visita ao forte e suas instalações.

Sobre a Fortaleza de Santa Cruz da Barra

A Fortaleza de Santa Cruz da Barra localiza-se no lado oriental da barra da baía de Guanabara, no bairro de Jurujuba, município de Niterói, no estado brasileiro do Rio de Janeiro. Cruzando fogos com a Fortaleza de São João e com o Forte Tamandaré da Laje, constituiu a principal estrutura defensiva da barra da baía de Guanabara e da cidade e porto do Rio de Janeiro durante o período da Colônia e do Império. Encontra-se guarnecida até aos dias de hoje, atraindo uma média de 3.500 visitantes por mês, em visitas guiadas, de hora em hora, com a duração de cerca de 45 minutos. Atualmente é a sede da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército.

Versão para Impressão

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

Array

X