Visita do Arcebispo Ordinário Militar do Brasil à 10º Região Militar, Guarnição de Fortaleza

FORTALEZA/CE – Com o objetivo de estimular o espírito de religiosidade e reafirmar os valores cristãos dos militares, a Páscoa dos Militares, para os católicos, ocorreu na segunda-feira, 3 de julho de 2023, na Catedral Metropolitana de Fortaleza.

A celebração foi conduzida pelo Arcebispo Ordinário Militar do Brasil, Dom Marcony Vinícius Ferreira, e contou com a participação dos padres co-celebrantes: Dom Lucivaldo Soares da Silva, Prior Administrativo do Mosteiro de São Bento de Fortaleza; Tenete-Coronel R1 Álvaro Fernando Lima Calíope, Capelão da Polícia Militar da Polícia Militar do Ceará; do Major R1 Paulo Francisco Sobrinho, Capelão Militar da Base Aérea de Fortaleza; 1º Tenente Daniel André Barreto, Capelão Militar da 10ª Região Militar, do Padre Antônio de Paiva Lima, Capelão da Marinha do Brasil; e do Padre Francisco das Chagas de Oliveira, Capelão do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará.

Cabe registrar a presença de seminaristas da Arquidiocese de Fortaleza que auxiliaram na celebração, a saber, José Romualdo Rios Neto, Ronny Anderson Gomes Barbosa, Francisco Matheus Oliveira Rodrigues de Sousa,  Sisley Andrade Vieira, Luciano Linhares Feijão Filho, Ravanelle de Souza Moreira, Arthur de Paula Lima e Francisco Gabriel Bezerra da Mota.

Encontravam-se presentes na celebração as seguintes autoridades: General de Divisão Cristiano Pinto Sampaio, Comandante da 10ª Região Militar; General de Divisão R1/ PTTC Júlio Lima Verde Campos de Oliveira; Assessor para Assuntos Culturais da 10ª Região Militar; Capitão de Mar e Guerra Anderson Pessoa Valença, Capitão dos Portos do Ceará; Coronel PM Vinícius Vineimar Rodrigues Ferreira, Subcomandante Geral da Polícia Militar do Ceará; Coronel BM José Claúdio Barreto de Sousa, Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará; Capitão de Fragata Daniel Rocha, Comandante da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará; o Tenente-Coronel AV Lauro Luiz de Freitas Filho, Comandante da Base Aérea de Fortaleza; e o senhor Flávio Antônio Holanda e Silva Martins, superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Estado do Ceará.

Compareceram, além dos Comandantes e Chefes de Organizações Militares do Exército sediadas em Fortaleza, uma representação de cada corporação das Forças Armadas e das Forças Auxiliares, assim distribuídas nos efetivos militares (Oficiais/Subtenente/Sargento/Cabo e Soldado) que se seguem: Marinha do Brasil – 150 (cento e cinquenta); Exército Brasileiro – 340 (trezentos e quarenta); Força Aérea Brasileira – 100 (cem); Polícia Militar do Ceará – 100 (cem); e Corpo de Bombeiros Militar do Ceará – 50 (cinquenta).

Registrou-se, ainda, a presença de familiares dos militares, servidores civis das Organizações Militares subordinadas e vinculadas à 10ª Região Militar, alunos do Colégio Militar de Fortaleza e de fiéis que frequentam regularmente as celebrações religiosas da Catedral Metropolitana de Fortaleza.

Em sua homilia, Dom Marcony, fez referência ao ato histórico que deu origem à celebração da Páscoa dos Militares, quando a Força Expedicionária Brasileira (FEB), por concessão da igreja, foi autorizada a celebrar a Páscoa fora de época, uma vez que os militares brasileiros estavam combatendo junto aos aliados na II Guerra Militar, no período previsto para a atividade religiosa.

Ressaltou a importância do congraçamento entre as Forças Armadas e as Forças Auxiliares, representadas na celebração pela Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro, a Força Aérea Brasileira, a Polícia Militar do Ceará, o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará e a Polícia Rodoviária Federal.

Enfatizou, ainda, a importância de se reafirmar, por ocasião da Páscoa dos Militares, os valores cristãos e importância destes para os militares, a quem cabe a égide de proteger a Nação e os brasileiros com o sacrifício da própria vida, juramento realizado perante a bandeira do Brasil.

PÁSCOA DOS MILITARES – A Páscoa dos Militares é a celebração da Páscoa pelos Militares brasileiros. Ela é comemorada fora de época por concessão da Igreja, já que, à época da II Guerra Mundial, no período da Páscoa, os militares brasileiros estavam envolvidos em missões longe de casa ou escalados para serviços e não puderam participar da festividade religiosa.

Veja mais fotos no Flickr OMB:

Texto: Pe. Barreto, Capelão do CMDO 10ª RM.

Fotos: Comunicação Social da 10ª RM.