Ordinariado Militar do Brasil

comunicacao@ordinariadomilitar.org.br

Sede: Esplanada dos Ministérios, Bl O, Anexo 1, Sala 553, CEP 70052-900 - Brasília - DF

Turma de Aspirantes da Marinha recebe bênção do Arcebispo Ordinário Militar em missa solene

No dia 6 de dezembro, o Arcebispo Ordinário Militar do Brasil, Dom Fernando Guimarães, presidiu a Missa Solene de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira da Escola Naval, e o Rito de Bênção das Espadas dos Aspirantes da Turma Almirante Protógenes, que concluíram seu período formativo na Academia.

A celebração, realizada na Igreja da Candelária, no Rio de Janeiro, contou com as presenças do Contra-Almirante Guilherme da Silva Costa, Comandante da Escola Naval, do Capitão de Mar e Guerra, Odécio Lima de Souza, Capelão Chefe do Serviço de Assistência Religiosa da Marinha, e de Professores, Servidores Civis, Oficiais e Praças da Escola Naval, além de familiares e amigos dos Aspirantes. Em sua homilia, Dom Fernando destacou a importância de colocar Deus como referência em todas as atitudes da vida. A Santa Missa foi encerrada com a saudação da Turma a Nossa Senhora da Conceição.

A devoção a Nossa Senhora da Conceição

A devoção a Nossa Senhora da Conceição acompanha a Escola Naval desde a criação da Companhia dos Guardas-Marinha pela Rainha D. Maria I, em 1782. Em seu estandarte histórico se encontra o escudo das armas nacionais com uma fita onde se lê “COMPª DE GG. MM”. Na outra face do estandarte, em um medalhão oval de cetim branco, está pintado a óleo a imagem de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Companhia dos Guardas-Marinha. Ademais, seu patrocínio é invocado sobre a histórica Fortaleza onde se localiza a Escola Naval, tendo, sobre o Portão de Armas, a inscrição que a designa como “Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição de Villegagnon”.

::Veja mais fotos no Flickr OMB::

Versão para Impressão

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X