Sessão Solene na Câmara dos Deputados Homenageia Nossa Senhora Aparecida

SESSÃO SOLENE NA CÂMARA DOS DEPUTADOS HOMENAGEIA NOSSA SENHORA APARECIDA E RENOVA O TÍTULO DE GENERALÍSSIMA DO EXÉRCITO BRASILEIRO

Em clima de muito amor, respeito e devoção, membros do clero, deputados, leigos consagrados, militares e devotos da Virgem Maria se reuniram para prestar essa linda homenagem à Mãe Aparecida.

A Sessão Solene indicada pela Deputada Simone Marquetto destacou a importância de Nossa Senhora Aparecida como Padroeira do Brasil, título concedido em 16 de julho de 1930 quando o Papa Pio XI assinou o Decreto constituindo Nossa Senhora da Conceição Aparecida como Padroeira do Brasil. Junto a este título, destaca-se a renovação de maior honraria concedida pela força militar do país: Generalíssima do Exército Brasileiro, outorgada em 15 de agosto de 1967.

“A Igreja Católica está presente nesta nossa terra de Santa Cruz desde a chegada dos primeiros portugueses e, desde então, colabora na construção do nosso país. Não é possível entender a cultura brasileira sem a Igreja Católica presente em suas diversas instituições, promovendo a dignidade humana, a paz social e a pessoa humana. Não podemos entender a Igreja Católica sem a presença da Mãe de Deus, que é o modelo perfeito da Igreja. Todos nos espelhamos nela para vivermos um testemunho real da fé. O Santuário de Nossa Senhora Aparecida é um lugar que irradia esperança para o nosso país. Esse título concedido de Generalíssima do Exército Brasileiro é também um reconhecimento de todo o trabalho que a Igreja Católica realiza no país”, comentou Dom Denilson Geraldo, Bispo Auxiliar de Brasília.

A imagem de Nossa Senhora Aparecida foi recebida no plenário com todas as honrarias, contando com a presença do 1º Regimento de Cavalaria de Guarda do Exército.

“Tudo o que nós falarmos de Nossa Senhora, em nada rebaixa o Senhor Jesus. Foi ela que ensinou a Palavra Eterna do Pai a falar. Foi ela que alimentou o Pão Vivo descido do céu. Foi ela que ensinou a caminhar, o próprio Caminho, a Verdade e a Vida. A vida de Jesus e a vida de Maria estão impregnadas de tal forma na alma do nosso povo brasileiro que em todas as regiões do nosso país encontramos a devoção à mãe de Deus manifestada de forma pública. Hoje, louvamos a mãe de Deus e pedimos a sua intercessão pela paz não só para o nosso país, mas para o mundo que tanto necessita”, destacou Dom Marcony Vinícius Ferreira, Arcebispo Ordinário Militar do Brasil.

Na ocasião, a Deputada Federal Simone Marquetto assinou oficialmente um projeto de lei que solicita a instituição do Dia Nacional do Rosário da Virgem Maria, em todo dia 07 de outubro, data em que a Santa Igreja celebra a festividade de Nossa Senhora do Rosário.

“O projeto já tem número e já foi protocolado. A justificação diz que a presente proposição tem o objetivo de instituir o Dia Nacional do Rosário da Virgem Maria, pois a oração do Rosário é um pedido de Nossa Senhora em 16 aparições pelo mundo. É uma oração poderosa, que santifica as famílias, liberta os cativos e converte os nossos corações”, explicou a Deputada.

Para encerrar a Sessão Solene com chave de ouro, o Cardeal Dom Raymundo Damasceno, atual arcebispo emérito de Aparecida, realizou o rito de consagração do Brasil a Nossa Senhora Aparecida.

“Estamos aqui renovando esse título que a Mãe de Deus recebeu em 1967, em Aparecida. O título de Generalíssima destaca como Nossa Senhora nos serve de inspiração. É um título civil, mas muito significativo e importante, de referência não só para o Exército Brasileiro, mas para todos os seus devotos. O Papa Bento dizia que é para permanecermos na escola de Maria, para que possamos aprender com ela cada vez mais e seguirmos seu exemplo de discípula e missionária de Jesus Cristo”, frisou o Cardeal.

Fonte: Arquidiocese de Brasília

Fotos: Moisés Machado

Veja mais fotos no Flickr do OMB: