Peregrinação Marca a Abertura do Ano Santo 2025 no Ordinariado Militar do Brasil
Brasília-DF – Aconteceu em 29 de dezembro de 2024, em Brasília, a abertura do Ano Santo 2025, o Jubileu da Esperança, no âmbito do Ordinariado Militar do Brasil, que foi instituído por meio da bula papal expedida pelo Papa Francisco. O evento foi marcado por uma peregrinação que teve início às 9 horas, com a realização da Santa Missa no Oratório do Soldado, seguida de uma peregrinação até a Catedral Militar Rainha da Paz, onde foi concluída a celebração religiosa. Antes, porém, ocorreu um mutirão de confissões no próprio Oratório do Soldado.
Centenas de fiéis da família militar e civis frequentadores das capelanias do Distrito Federal participaram emocionados desse importante marco do Ano Santo, com destaque para as diversas representações de Organizações Militares das Forças Armadas e Auxiliares.
Esse evento religioso foi presidido pelo Arcebispo Ordinário Militar do Brasil, Dom Marcony Vinícius Ferreira, e concelebrado e assistido pelos capelães militares e diáconos que servem na Guarnição Militar de Brasília.
Dom Marcony enfatizou em sua homilia a importância de cultivarmos a esperança em suas mais diversas formas e convocou todos a acreditarem na misericórdia salvífica de nosso Pai. Disse ainda para não sermos influenciados por aqueles que pregam não haver mais jeito ou solução para determinado problema, pois, para Jesus, tudo é possível. Concluiu afirmando que o Ano Santo é repleto de indulgências e do perdão de Deus, um ano cheio de graças, apesar das dificuldades que virão.
Ao término da celebração o Conselheiro da Nunciatura Apostólica no Brasil, Monsenhor Gabriele Pesce, o qual representava o Núncio Apostólico no Brasil, lembrou da mensagem transmitida pela liturgia do dia, que reverencia a Sagrada Família. Afirmou que a abnegação e a fé de José e Maria inspira-nos a uma postura de transformação interior, buscando a conversão.
Fotos: ASCOM da Cúria do Ordinariado Militar do Brasil
Versão para Impressão