Notícias SARA › 27/05/2016

Páscoa dos Militares na Academia da Força Aérea Brasileira

No último dia 23 (segunda-feira), foi celebrada a Missa Solene da Páscoa dos Militares na Academia da Força Aérea Brasileira (AFA), em Pirassununga – SP. A Páscoa Militar é prevista no calendário oficial das Forças Armadas Brasileiras e, para celebrar a data, a AFA reuniu os Oficiais que integram o Estado-Maior da Guarnição, uma representação do seu Corpo Docente, uma representação do Exército Brasileiro e parte do Corpo de Cadetes, que se dividiram entre a celebração evangélica e a celebração espírita.

A Santa Missa foi presidida pelo Arcebispo Militar do Brasil, Dom Fernando Guimarães, que contou na sua equipe litúrgica com a participação do Padre Mauro Fernando Ferreira, Pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia, de Pirassununga, e do Capelão da AFA, Ten Cel Cpl Paulo Anchieta Lopes. Também esteve presente o Padre Reni Nogueira dos Santos, Ten Cel Cpl do Exército e responsável pela visita da Imagem Jubilar às unidades militares das Forças Armadas e Forças Auxiliares, em preparação ao jubileu tricentenário do encontro da Imagem no Rio Paraíba do Sul, em outubro de 2017, na cidade de Aparecida, interior de São Paulo.

Na ocasião, estiveram presentes as seguintes autoridades, prestigiando a celebração: o Cel Int André Luiz Paiva de Lucca, Chefe de Gabinete da AFA, representando o Brig Ar Saulo Valadares do Amaral, Comandante da AFA; o Maj Cav Stéfano Maranhão Fagundes, que representou o Gen Bda Ricardo Rodrigues Canhaci, Comandante da 11ª Brigada de Infantaria Leve (Campinas); o Cel Cav Eduardo Xavier Ferreira Glaser Migon, Comandante do 13º RCMEC; e o Maj Art Eduardo Endrigo Barsi, representando o Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx).

O celebrante, Dom Fernando Guimarães, deixou a seguinte mensagem:

“Este é o dia que o Senhor fez para nós. Alegremo-nos e Nele exultemos”.

Depois de termos acompanhado Jesus na sua paixão e morte, chegou o momento de cantar o aleluia e a vitória do amor. A vida é mais forte que a morte; temos certeza disso.

Com a Páscoa uma nova primavera de esperanças invade o mundo, porque a ressurreição indica não simplesmente um momento da história, mas o início de uma condição. Jesus ressuscitou para viver em nós e entre nós, e para que já saboreemos, na terra, a alegria da vida eterna. Nesse ano santo da misericórdia, somos convocados a redescobrir os sinais da Páscoa que sustentam a nossa vida fraterna e solidária, uma vez que a tentação é a de vivermos uma perene quaresma: quando o ardor pelas coisas de deus enfraquece, quando a convivência comunitária entristece e quando a missão perde o entusiasmo. Cristo é a nossa esperança! O Senhor da vida estava morto, mas agora, vivo, triunfa. Esta é a novidade! Por isso é necessário olhar para frente e deixar que o anúncio da ressurreição do Senhor seja mais forte e ilumine, novamente, nossa vida e nossos sonhos. Nesse Jubileu, deixamo-nos surpreender por Deus. Ele nunca Se cansa de escancarar a porta do seu coração, Para repetir que nos ama e deseja partilhar conosco a Sua vida. A Igreja sente, fortemente, a urgência de anunciar a misericórdia de Deus. Que Maria, a Mãe da misericórdia, nos leve ao coração de Cristo, a vítima pascal, o Cordeiro que redimiu o mundo.

FELIZ PÁSCOA!

Por Comunicação OMB