PÁSCOA DOS MILITARES EM RIO BRANCO

RIO BRANCO-AC – No dia 15 de junho de 2023 às 10 horas, foi celebrado na Paróquia Santa Inês a Páscoa dos Militares da guarnição de Rio Branco. A celebração, presidida pelo Arcebispo Ordinário Militar do Brasil, Dom Marcony Vinícius Ferreira, teve a concelebração do Pe. Fabricio do Prado Nunes, Capelão da 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17ª Bda Inf Sl), e do Pe. Marcos Oliveira Pereira, Capelão do Comando de Fronteira do Acre / 4º Batalhão de Infantaria de Selva “Batalhão Plácido de Castro” (Cmdo Fron / 4º BIS).

A Páscoa dos Militares é um dos eventos mais tradicionais e marcantes que faz parte da agenda anual das Capelanias do Exército Brasileiro, em conjunto com as demais forças. Na ocasião, militares, familiares, amigos e demais convidados encontram-se conforme sua denominação religiosa, para os cultos de ação de graças alusivos à Páscoa Cristã, com a especificidade de ser em período diferente do tempo litúrgico. Faz-se a memória histórica do retorno dos Pracinhas por ocasião da 2ª Guerra Mundial, do significado das primeiras celebrações e hoje, da importância de confraternizar para fortalecer a união, renovar os valores militares e fortalecer a fé no Cristo ressuscitado. A Páscoa dos Militares este ano foi coordenada pela Capelania Militar do Comando de Fronteira do Acre / 4º Batalhão de Infantaria de Selva, tendo à frente da coordenação o Capelão Pe. Oliveira.

O Arcebispo em sua homilia, proferiu suas palavras de incentivo na caminhada e na missão de doar-se em serviços aos irmãos, a exemplo de Cristo. “O Brasil precisa de homens e mulheres de caráter, com a nobre missão de proteger e de conduzir para os valores mais elevados. Não abandonar Cristo, mas aproximar-se sempre mais, para que seja possível testemunhá-lo em nossa vida e missão. É importante trabalhar pelos valores elevados, que ninguém pode tirar: A fé Cristã, a educação/estudo e o caráter. Valores que trazemos desde nossas famílias”.

No mesmo dia e horário, os militares e convidados reuniram-se conforme o seu segmento religioso. Estiveram presente na atividade, aproximadamente 400 militares, familiares, amigos e convidados participantes dos segmentos Católicos, Evangélico e Espírita do 4º BIS.

PÁSCOA DOS MILITARES – A Páscoa dos Militares é a celebração da Páscoa pelos Militares brasileiros. Ela é comemorada fora de época por concessão da Igreja, já que, à época da II Guerra Mundial, no período da Páscoa, os militares brasileiros estavam envolvidos em missões longe de casa ou escalados para serviços e não puderam participar da festividade religiosa.

Veja mais fotos no Flickr OMB: