Ordinariado Militar do Brasil

comunicacao@ordinariadomilitar.org.br

Sede: Esplanada dos Ministérios, Bl O, Anexo 1, Sala 553, CEP 70052-900 - Brasília - DF

Missa de Páscoa dos Militares em Porto Seguro (BA)

Porto Seguro-BA – Entre as comemorações do jubileu pelos 525 anos da primeira missa celebrada no Brasil, foi realizada, às 9 horas do dia 25 de abril de 2025, na Igreja Nossa Senhora da Pena, em Porto Seguro (BA), a Celebração da Páscoa dos Militares. O evento contou com a presença de fiéis da Marinha do Brasil, da Aeronáutica, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar e dos órgãos de segurança pública do Estado da Bahia.

A Santa Missa foi presidida por Dom José Edson Santana Oliveira, Bispo Diocesano de Eunápolis, e concelebrada pelo padre Luiz Arcângelo, delegado da organização do jubileu; pelo frei Rafael, pároco da Igreja Nossa Senhora da Pena; e pelo padre Ventura, capelão militar do 2º Distrito Naval.

 

 

 

 

 

 

 

Prestigiaram a cerimônia o Capitão de Mar e Guerra Alexandre de Souza Gomes, Capitão dos Portos da Bahia; o Tenente-Coronel PM Wagner Luiz Ferreira, Comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar da Bahia; o Capitão-de-Corveta Gabriel Braga Onofre, Delegado dos Portos de Porto Seguro; o Major Bombeiro Militar Antonio Ribeiro da Silva Neto, Comandante do 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militares; o 1º Tenente Marcos Vinícius Faulhaber, Comandante do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Porto Seguro; além de representantes das Guardas Municipais, da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Civil.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Alguns momentos marcantes emocionaram os presentes, como a entrada solene das bandeiras do Brasil, do Estado da Bahia, do Município de Porto Seguro, de Nossa Senhora da Esperança e da réplica da cruz utilizada na primeira missa celebrada no Brasil, além da apresentação dos símbolos representativos de cada Força durante o ofertório. Destacou-se também a execução do hino do Senhor do Bonfim, interpretado pela banda de música da Polícia Militar da Bahia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na homilia, Dom José Edson recordou que todos nós, como Igreja, estamos unidos em oração pela alma do Papa Francisco, que nos deixou um legado de humildade, fé e alegria por meio do seu testemunho de vida. Ressaltou, ainda, que a Páscoa, celebrada durante os festejos do jubileu pelos 525 anos da primeira missa no Brasil, nos convida a viver e anunciar a fé, a esperança e, sobretudo, o amor a Jesus Eucarístico, seguindo o exemplo daqueles que aqui chegaram para evangelizar.

 

 

 

 

 

 

 

 

Versão para Impressão

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X