Páscoa dos Militares é realizada no Santuário São José na cidade de Curitiba

No dia 22 de Agosto, uma quarta-feira chuvosa, típico de Curitiba, foi realizada a Missa Solene da Páscoa dos Militares da Guarnição Militar de Curitiba, PR. A missa foi presidida pelo Bispo Auxiliar de Curitiba, Dom Amilton Manoel da Silva, e concelebrada pelos Capelães Chefes do Serviço de Assistência Religiosa do Exército e da Aeronáutica, Coronel Padre Eudes e Coronel Padre Pio, respectivamente, e pelo Padre Odaguiri, Capelão da Guarnição de Aeronáutica de Curitiba, que também coordenou o evento, além da participação de mais três Diáconos.

Cerca de mil militares das Forças Armadas e Auxiliares participaram da Páscoa dos Militares em Curitiba. O evento, organizado este ano pela Força Aérea Brasileira, contou também com a participação do Exército Brasileiro, da Marinha do Brasil, da Polícia Militar do Paraná, do Corpo de Bombeiros do Paraná e da Guarda Municipal de Curitiba. Contou, ainda, com a presença do General de Brigada Aléssio Oliveira da Silva, Comandante da 5ª Região Militar; do Comandante do CINDACTA II, Coronel Aviador Marcos Kentaro Adachi; do Coronel Maurício Tortato, Chefe da Casa Militar do Paraná, dentre outros representantes das Forças Armadas e Auxiliares, além de civis.

Em sua homilia, Dom Amilton fez um agradecimento inicial aos presentes e ratificou a importância da celebração da Páscoa dos Militares, citando ainda a origem histórica desta data. Ao reforçar a importância da entrega no serviço prestado, semelhante à de Cristo, o Bispo destacou o empenho dos militares na missão de proteger as pessoas e a soberania do país. Afirmou também que, embora os pracinhas tenham vivenciado situações de morte, nunca abandonaram a vivência da Páscoa, que é a passagem da morte para a vida.

Irmãos de farda e de fé

A celebração do Segmento Evangélico, por sua vez, ocorreu na Primeira Igreja Batista de Curitiba, no Batel. Estiveram presentes, dentre outras autoridades políticas e religiosas, a Coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha, Comandante Geral da Polícia Militar do Paraná, representando a Governadora do Estado do Paraná, Cida Borgueti; o Ex-Governador do Estado do Paraná, Beto Richa; o General de Brigada Rodrigo Pereira Vergara, Comandante da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército; o Coronel Gerson Rolim da Silva, Comandante do 20º Batalhão de Infantaria Blindado; o Coronel Péricles de Matos, Comandante da 1ª Região de Polícia Militar; o Coronel Fábio Mariano de Oliveira, Comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná; o Coronel Naasson Polak, Comandante do Batalhão de Polícia de Trânsito do Paraná; o Tenente-Coronel Alessandro Piconcelli, Prefeito de Aeronáutica de Curitiba; o Tenente-Coronel Gilson Lourival de Souza, Comandante do 27º Batalhão Logístico; o Pastor Wagner Gaby, Presidente da Igreja Assembleia de Deus de Curitiba e o Pastor Paschoal Piragine, dirigente da Primeira Igreja Batista de Curitiba.

O Segmento Espírita celebrou a Páscoa dos Militares reunindo-se no auditório da 5ª Divisão de Exército, no Pinheirinho. O Coronel R1 João Carlos da Silva Cardoso conduziu os estudos doutrinários, com a participação do Coronel Eron Pacheco da Silva, do 5° Batalhão Logístico; do Tenente-Coronel Mauricio da Silva Rangel, Comandante do 5º Batalhão de Suprimento e da Major Andrea, da Polícia Militar do Paraná.