Notícias SARA › 28/09/2017

Páscoa dos Militares é celebrada no Campus do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e o Grupamento de Apoio de São José dos Campos (GAP-SJ) realizaram, no dia 12 de setembro, no auditório Lacaz Netto, a celebração da Páscoa dos Militares. A cerimônia contou com a participação de aproximadamente 550 pessoas, entre efetivo militar e civil da GUARNAE-SJ e militares do Exército e Polícia Militar.

A missa foi presidida pelo Arcebispo Ordinário Militar, Dom Fernando José Monteiro Guimarães, sendo auxiliado pelo Tenente Coronel Capelão Carlos de Oliveira Berto, Capelão da Paróquia Militar Nossa Senhora de Loretto; o Padre Paulo Flavio da Silva, Coronel Capelão do SARA Regional-SP; Padre Felipe da Silva Braga, Capitão Capelão da EEAR; Padre Fábio Camargo da Cunha, da Canção Nova de São Jose dos Campos; e Padre Raimundo Nonato Viana Sobrinho, da Paróquia Santa Branca. A ocasião contou com a presença do Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira, Oficiais Generais, Diretores, Comandantes, Chefes e Prefeito de Aeronáutica.

Durante a homilia, Dom Fernando agradeceu a oportunidade de poder celebrar, pela primeira vez, a Páscoa dos Militares no Campus do DCTA, instituição que ele considera muito importante não só para as Forças Militares, mas para o país todo, pelo Centro de Pesquisa que aqui se encontra. Falou sobre valores de ética e moral e ressaltou que as Forças Armadas têm muita credibilidade perante a sociedade.

A Páscoa dos Militares surgiu em 1945, ao término da II Guerra Mundial, quando os pracinhas retornaram ao Brasil. Como forma de agradecer a Deus pela proteção aos militares brasileiros na Europa e em homenagem aos heróis que morreram nos campos de batalha, o Comando das Forças Armadas decidiu celebrar uma Missa na Praça XV, no Rio de Janeiro. Movidos pela emoção do reencontro dos militares com suas famílias, decidiu-se batizar o evento de Páscoa dos Militares, a fim de lembrar, todos os anos, daqueles que não podem passar data tão importante, que é a Páscoa, com seus familiares.

A cerimônia militar alusiva à Páscoa dos militares é realizada todos os anos, após o período da Páscoa, podendo ser celebrada ao longo do ano, até as vésperas do Natal.