Páscoa dos Militares da Guarnição de Brasília
Na manhã desta sexta-feira (14), foi celebrado a Páscoa dos Militares da guarnição de Brasília, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida. A celebração foi presidida pelo Núncio Apostólico, Dom Giambattista Diquattro, concelebrada pelo Arcebispo Ordinário Militar do Brasil, Dom Marcony V. Ferreira e pelos Capelães Militares da área de Brasília.
“A Páscoa dos Militares é a celebração da Páscoa pelos Militares brasileiros. Ela é comemorada fora de época por concessão da Igreja, já que, à época da II Guerra Mundial, no período da Páscoa, os militares brasileiros estavam envolvidos em missões longe de casa ou escalados para serviços e não puderam participar da festividade religiosa. ” disse, Dom Giambattista Diquattro.
Este ano, a Páscoa dos Militares ficou sobre a responsabilidade da Polícia Militar do Distrito Federal, tendo à frente de toda organização o Pe. Eldaci – Capelão da PMDF.
Ao final da celebração foi feito a apresentação da imagem de Nossa Senhora da Defesa e sua oração, em seguida, ocorreu a passagem da imagem das mãos do Comandante-Geral da Polícia Militar do Distrito Federal, Coronel Klepter Rosa Gonçalves ao Comandante do 7º Distrito Naval, Vice-Almirante José Vicente de Alvarenga Filho, que ficará responsável pela organização da celebração no ano seguinte.
O Arcebispo do Ordinariado Militar, Dom Marcony V. Ferreira, agradeceu de uma maneira muito especial ao Núncio Apostólico no Brasil, por ter aceitado o convite para presidir a celebração da Páscoa dos Militares, e também agradeceu as autoridades militares que prestigiaram a cerimônia.
Estiveram presentes na celebração aproximadamente 600 militares da Marinha, do Exército, da Aeronáutica, da Polícia Militar do Distrito Federal, do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, além dos Policiais Rodoviária Federal.
Oração de Nossa Senhora da Defesa – “Nossa Senhora da Defesa, Virgem Poderosa, recorro à Vossa proteção contra todos os assaltos do inimigo, pois Vós sois o terror das forças malignas. Eu seguro no Vosso manto santo e me refúgio debaixo dele para estar guardado, seguro e protegido de todo mal.
Mãe Santíssima, refúgio dos pecadores, vós recebestes de Deus o poder para esmagar a cabeça da serpente infernal e, com a espada levantada, afugentar os demônios que querem acorrentar os filhos de Deus.”
Veja mais fotos no Flickr OMB:
Fotos: Neto Lima.
Versão para Impressão