Os “Peregrinos da Esperança” do OMB Visitam a Casa e o Túmulo de Santa Rita de Cássia
Roccaporena e Cássia – IT –Em continuidade à peregrinação pelos lugares mais santos da Itália, os 56 “Peregrinos da Esperança” do Ordinariado Militar do Brasil chegaram, na tarde de 13 de fevereiro de 2025, à cidade de Roccaporena para visitar a antiga capelinha que Santa Rita frequentava e a casa onde nasceu, conhecida pelos moradores como “Casa Maritale di Santa Rita”.
Santa Rita de Cássia nasceu em 1381, na Itália. Foi uma mulher de grande fé e devoção. Casou-se com um homem violento, com quem teve dois filhos. Após a morte do marido, assassinado por vingança, seus filhos, tomados pelo desejo de retribuição, buscaram vingar a morte do pai. Rita, com sua paciência e oração, tentou evitar que se vingassem, mas eles acabaram morrendo de doenças pouco tempo depois, como consequência das preces de Rita a Deus. Santa Rita de Cássia ingressou no Convento das Agostinianas, em Cássia, no ano de 1413, e foi lá que passou a maior parte de sua vida religiosa, dedicando-se à oração, à meditação e à caridade.
Santa Rita usava um manto sobre os ombros enquanto rezava. A história desse manto está relacionada a um dos episódios mais comoventes de sua vida. Certa vez, em um momento de profunda união com Deus, o manto foi tocado por um milagre divino: uma rosa brotou durante o inverno no jardim de sua casa. Esse acontecimento foi interpretado como um sinal de Deus em resposta à sua fé e devoção.
Depois de Roccaporena, seguiram para Cássia onde visitaram o Santuário de Santa Rita, local em que repousa o corpo incorrupto de Santa Rita.
Fotos e vídeo: Peregrinos da Esperança do OMB
Versão para Impressão