Ordinariado Militar do Brasil

comunicacao@ordinariadomilitar.org.br

Sede: Esplanada dos Ministérios, Bl O, Anexo 1, Sala 553, CEP 70052-900 - Brasília - DF

Notícias SARA › 31/03/2017

Ordem do Dia alusiva ao dia do Patrono do Serviço de Assistência Religiosa da Aeronáutica

Neste 24 de março, cultuamos o Patrono do Serviço de Assistência Religiosa da Aeronáutica, o Pe. Bartolomeu de Gusmão, nomeado pelo então Comandante da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Luiz Carlos da Silva Bueno. No dia 24 de março de 2004 os restos mortais do padre foram transladados do Mosteiro de São Bento para a cripta da Catedral da Sé, ambos na Capital de São Paulo. Neste dia, também, comemoramos o Dia do Serviço de Assistência Religiosa da Aeronáutica.

O Serviço de Assistência Religiosa da Aeronáutica (SARA), regido pela Lei nº 6.923, de 29 de janeiro de 1981, e constituído de Capelães Militares, Católicos e Protestantes, tem como missão prestar assistência religiosa e espiritual aos Militares e Civis das OM e às suas Famílias, incentivando-os a uma profunda comunhão diária com o Criador através da vivência da Palavra de Deus, das virtudes espirituais, sendo elas, a prudência, a justiça, a fortaleza e a temperança.

Como bem ilustrado no Emblema do SARA, é sob a inspiração do Espírito Santo e a iluminação dos quatro Evangelhos que este Serviço segue no cumprimento da missão da assistência religiosa. Cumpre ao SARA promover atividades de âmbito social e humanitárias, o incentivo à participação nas assembléias litúrgicas, conscientizando a cada um da importância da participação na construção de relacionamentos fraternos. Essas atividades contribuem para que tenhamos um efetivo mais coeso com os valores da caserna, para que a missão da FAB seja cumprida, cultivando também o espírito de corpo que faz com que o trabalho em equipe transcorra em paz.

Cumpre, também, ao SARA, nesse momento de mudanças no COMAER, uma especial atenção às necessidades das Capelanias Miltares, não medindo esforços para estabelecer uma transição harmônica e congruente com as diretrizes do Comandante da Aeronáutica.

O nosso Patrono nasceu Bartolomeu Lourenço (nome de batismo), em 19 de dezembro de 1685, em São Paulo, e era filho do casal Francisco Lourenço Rodrigues e Maria Alvares. Sentindo-se chamado por Deus a uma vida de oração e doação aos irmãos, entrou para o Seminário de Belém, na cidade de Cachoeira, na Bahia. Ao término do curso, em 1699, Bartolomeu transferiu-se para Salvador, capital do Brasil na época, ingressando na Companhia de Jesus de onde saiu antes de ser ordenado. Em 1702, deu-se início ao processo de sua Ordenação Sacerdotal, ocorrida anos depois. Em 1718, adotou o apelido de “Gusmão” em homenagem ao preceptor e protetor jesuíta Alexandre de Gusmão. Com a tenra idade de 39 anos, Pe Bartolomeu adoeceu gravemente, recolhendo-se ao Hospital da Misericórdia, em Toledo, na Espanha, onde veio a óbito, em 19 de novembro de 1724.

Sendo o único sacerdote a ter seu nome grafado nas páginas da história da Aeronáutica por seus inventos, o Padre Bartolomeu de Gusmão é modelo para todo capelão que serve e deseja servir o Reino de Deus na Força Aérea. Foi um sacerdote dedicado, perseverante, destemido, estudioso, de espírito audacioso e varonil.

Aos Capelães Militares da Força Aérea Brasileira, sintam-se homenageados e motivados pelo fato de terem como Patrono um homem sábio, brilhante e inteligente, um sacerdote piedoso, um cientista e um inventor, que deu provas de que a fé e a ciência podem sim caminhar juntas.

Neste dia em que comemoramos o Patrono e o próprio Dia do Serviço de Assistência Religiosa da Aeronáutica, desejo a todos da Força Aérea Brasileira que cultivem esses princípios de conciliação, dedicação e ousadia do Pe Bartolomeu de Gusmão, e que ele junto a Deus interceda por todos os capelães da nossa Força Aérea e por todos nós.

Brasília, março de 2017.

Ten Brig Ar ANTONIO CARLOS MORETTI BERMUDEZ

Comandante-Geral do Pessoal

Versão para Impressão
X