O Arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil visita “A Casa do Combatente de Caatinga”
PETROLINA/PB – O Arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil, Dom Marcony Vinícius Ferreira visitou “A Casa do Combatente de Caatinga”, o 72º Batalhão de Infantaria Motorizado – Batalhão General Victorino Carneiro Monteiro. Na ocasião, foi apresentado ao Arcebispo as atividades da Organização Militar, como também o Parque Zoobotânico da Caatinga.
O BATALHÃO
O 72º Batalhão de Infantaria Motorizado – Batalhão General Victorino Carneiro Monteiro, foi criado em 1º de janeiro de 1975, por transformação da 2ª Companhia de Fuzileiros do 35º Batalhão de Infantaria, de Feira de Santana-BA.
Integrante da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada possui uma área de responsabilidade que abrange 40 municípios, sendo 37 no sertão pernambucano e 03 no baiano.
Por estar incrustado em plena caatinga, no polígono das secas, o 72º Batalhão de Infantaria Motorizado foi designado, por portaria do Comandante do Exército, Unidade de Emprego Peculiar, com a atribuição de desenvolver a doutrina de emprego da tropa em operações nesse ambiente, que se estende por 10 estados brasileiros.
É responsável pela formação do Combatente de Caatinga, caracterizado por seu uniforme cáqui, com aplicações em couro, lembrando os trajes dos vaqueiros da região e identificando-se perfeitamente com o meio ambiente.
Ao longo de mais de três décadas de atividades, expôs-se o potencial do soldado sertanejo, demonstrando, tanto nas atividades de cunho operacional quanto em atividades subsidiárias, a capacidade de bem cumprir as missões, o que culminou, inevitavelmente, na mística do Combatente de Caatinga.
A Casa do Combatente de Caatinga é a presença marcante e positiva do Exército Brasileiro no médio São Francisco, identificando-se com a garra e a força combativa da gente do Nordeste Brasileiro.
PARQUE ZOOBOTÂNICO DA CAATINGA
O 72º Batalhão de Infantaria Motorizado criou, em 2006, o Parque Zoobotânico da Caatinga, com uma área destinada aos recintos da fauna endêmica da Caatinga e outra, à flora, que proporciona aos visitantes conhecer o Bioma Caatinga e seus ecossistemas, suas plantas e seus animais nativos, como a onça-parda, saguis, macacos-prego, seriemas, além de uma enorme variedade de pássaros.
O Parque possui um rico acervo de animais entre aves, répteis e mamíferos distribuídos em mais de 30 espécies. É o único do Comando Militar do Nordeste (CMNE) e se destaca pelos eventos pioneiros e atividades inovadoras nas áreas de educação ambiental e reprodução de animais em cativeiro. No Parque, o conhecimento da natureza é adquirido por intermédio da vivência e do contato direto com os animais, fazendo com que o zoológico deixe de ser “vitrine de animais” para se transformar em centro de conservação da natureza e área de estudos para universitários e estudantes em geral e meio auxiliar da Instrução Militar.
Fonte: 72º BATALHÃO DE INFANTARIA MOTORIZADO
Fonte: PARQUE ZOOBOTÂNICO DA CAATINGA
Veja mais fotos no Flickr OMB:
Versão para Impressão