Missa em Honra aos 202 Anos da Esquadra Brasileira
Niterói-RJ – Em 10 de novembro de 1822, o Pavilhão Nacional foi içado pela primeira vez em um navio de guerra brasileiro, a Nau “Martim de Freitas”, posteriormente rebatizada de Nau “D. Pedro I”. Esse foi o primeiro navio capitânia da nossa Nação. Assim nascia a atual Esquadra Brasileira, cujo objetivo, naquela época, era combater as forças navais contrárias ao processo de independência do Brasil.
E para comemorar os 202 anos da Esquadra Brasileira, foi celebrada, em 11 de novembro de 2024, uma Santa Missa de Ação de Graças, a qual foi presidida pelo Arcebispo Ordinário Militar do Brasil, Dom Marcony Vinícius Ferreira. O evento religioso ocorreu no auditório do Centro de Adestramento Almirante Marques de Leão (CAAML), em Niterói-RJ, e contou com a presença do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, do Comandante do CAAML, Vice-Almirante Paulo Ferreira, além de um grande número de Almirantes da Marinha e oficiais da Força Naval.
Durante a homilia, Dom Marcony ressaltou o compromisso de prontidão da Esquadra Brasileira, que, ao superar mares revoltos, reafirma seu espírito de defesa da Pátria, sempre em prol da unidade territorial e da soberania do Brasil.
Fotos: Seção de Comunicação Social da Esquadra Brasileira
Versão para Impressão