Missa e Homenagem ao Padre Bartolomeu de Gusmão
São Paulo-SP – Em continuidade às comemorações do Mês da Asa, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, participou da Santa Missa em homenagem ao Padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão, realizada em 21 de outubro de 2024, na Catedral da Sé, em São Paulo (SP). A cerimônia, alusiva ao tricentenário da morte de Bartolomeu, foi presidida pelo Arcebispo Ordinário Militar do Brasil, Dom Marcony Vinícius Ferreira e concelebrada por padres Capelães Militares da Aeronáutica.
O evento contou com a presença do Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares, que também é Diácono Permanente do Ordinariado Militar do Brasil, do Comandante-Geral de Apoio, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert, além de Oficiais-Generais e outras autoridades civis e militares.
Dom Marcony aproveitou a oportunidade para agradecer e exaltar a Força Aérea Brasileira (FAB) pelos serviços prestados à Nação nos últimos anos, citando as missões de repatriação de brasileiros no Oriente Médio e a Operação Taquari 2. O Arcebispo também elogiou a figura e os feitos do Padre Bartolomeu de Gusmão, por sua grande contribuição para a aviação.
Bartolomeu Lourenço de Gusmão ocupa uma posição de destaque no contexto histórico universal e é reconhecido na história da Aeronáutica Brasileira como patrono do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER). Esse inventor brasileiro, nascido em Santos (SP), em 19 de dezembro de 1685, dedicou-se com entusiasmo à construção de uma “máquina aerostática”, o que lhe conferiu o título de “Padre Voador”.
Após a missa, na cripta da Catedral, foi realizado um momento de oração com os Oficiais-Generais e as autoridades, durante o qual ocorreu a bênção ao túmulo de Bartolomeu e a deposição de uma coroa de flores.
Fotos: Centro de Comunicação Social da Aeronáutica
Versão para Impressão