Missa de Renovação das Promessas Sacerdotais na Capelania da Casa do Marinheiro

Como já ocorre a alguns anos, por iniciativa do Arcebispo Ordinário Militar do Brasil, junto à parcela mais numerosa dos Capelães Militares, lotados na região do Rio de Janeiro, foi celebrada na manhã de ontem (Terça-feira Santa), a Missa da Renovação das Promessas Sacerdotais, ou “Missa da Unidade”, na Capelania da Casa do Marinheiro. A solenidade, este ano organizada pela Chefia do Serviço de Assistência Religiosa da Marinha, foi presidida por D. Fernando Guimarães e concelebrada pelos Capelães das Forças Militares e Auxiliares, que pastoreiam as Capelanias sediadas no estado fluminense.

A celebração foi marcada pelas palavras da renovação das promessas sacerdotais, que junto à liturgia eucarística comemora a instituição do sacerdócio que Jesus colocou a serviço da Igreja. Dom Fernando, em sua homilia, relembrou ao clero presente o compromisso vocacional assumido diante de Deus e da Família Militar. Amparado no evangelho do dia (Jo 13,21-33.36-38) e citando fatos atuais da Igreja, alertou para  o papel que devemos desempenhar, perante a confiança e o respeito que o povo fiel devota aos seus sacerdotes.