Missa no Dia de Duque de Caxias é realizada na Paróquia São Francisco Xavier – RJ
Na semana do soldado, foi reverenciada a figura de Luis Alves de Lima e Silva – o Duque de Caxias -, patrono do Exército Brasileiro. A celebração ocorreu na Paróquia São Francisco Xavier, Tijuca-RJ, onde militares do Exército reuniram-se para celebrar a santa missa em ação de graças, por intercessão de Nossa Senhora Imaculada Conceição, santa de devoção de Duque de Caxias.
A celebração foi presidida por Dom Fernando Guimarães, Arcebispo Ordinário Militar do Brasil, e ocorreu na Igreja onde Duque de Caxias participava das Santas Missas.
Na ocasião, deixou-se a seguinte mensagem: Somos hoje inspirados por seu exemplo de fé que, em seu testamento, deixou-nos um ensinamento: “Eu, Luis Alves de Lima e Silva, Duque de Caxias, achando-me com saúde e meu perfeito juízo, ordeno o meu testamento, da maneira seguinte: sou católico romano, tenho nesta fé vivido e pretendo morrer”.
Durante a celebração, ao lado do Altar, foi exposta a “Mala de Missa” (Altar Portátil), que pertenceu ao Duque de Caxias e foi utilizada para as celebrações dos soldados, durante a campanha da Tríplice Aliança.
Por Comunicação OMB
Versão para Impressão