Missa das Forças Armadas, Polícias e Forças de Segurança, na Praça de São Pedro, no Vaticano
Vaticano – O segundo dia da Peregrinação do Jubileu das Forças Armadas, Polícias e Forças de Segurança, o “Jubileu da Esperança”, teve início com a Santa Missa na Praça de São Pedro, com a presença do Papa Francisco. Cerca de 25 mil pessoas estavam presentes nesse importante evento religioso, e mais de trezentos cléricos concelebraram, incluindo cardeais, bispos e sacerdotes, sendo um desses o Arcebispo Ordinário Militar do Brasil, Dom Marcony Vinícius Ferreira.
A missa foi celebrada pelo prefeito do Dicastério para os Bispos, cardeal Francis Prevost. Concelebraram o ordinário militar da Itália, dom Santo Marcianò, e o arcebispo de Vilnius, dom Gintaras Grušas, presidente do Conselho das Conferências Episcopais Europeias (CCEE).
Em sua homilia, o Papa Francisco destacou que as Forças Armadas, a Polícia e as Forças de Segurança são de extrema importância para o bem-estar social: “A vocês é confiada uma grande missão, que abrange múltiplas dimensões da vida social e política: a defesa de nossos países, o compromisso com a segurança, a guarda da legalidade e da justiça, a presença nas prisões, a luta contra a criminalidade e as diferentes formas de violência que ameaçam perturbar a paz social. E recordo ainda aqueles que prestam seu valioso serviço em situações de catástrofes naturais, na proteção da criação, no resgate de vidas no mar, na defesa dos mais vulneráveis e na promoção da paz.”
Fotos e vídeo: Peregrinos do Ordinariado Militar do Brasil
Versão para Impressão