Militares e alunos da EFOMM participam de Missa pelos mortos em Operação de Guerra no Mar

No dia 08 de agosto, o Comandante do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), Contra Almirante Vanley, e 30 alunos da Escola de Formação da Marinha Mercante (EFOMM), juntamente com o Capelão Pe. Renato, representaram o CIAGA na Missa pelos mortos em Operação de Guerra no Mar. A missa, que contou com a participação de várias delegações e dos marinheiros sobreviventes da guerra, ocorreu pela manhã na Igreja da Candelária e foi um momento de grande emoção para todos. Após a missa, os alunos foram acolhidos pelo Capelão Pe. José Paulo para um almoço no Primeiro Distrito Naval.

Na tarde do mesmo dia, os alunos puderam conhecer a Vida contemplativa da igreja, onde visitaram a Basílica da Imaculada Conceição em Botafogo, erigida em 1854, como Capela do Colégio Vicentino da Imaculada Conceição, a pedido de D. Pedro II para formar, outrora, as meninas da Corte, e puderam apreciar a arquitetura Neogótica da igreja, além de rezar junto ao túmulo da Serva de Deus Odetinha, que está em processo de beatificação.

Visitaram o Mosteiro de São Bento, fundado em 1590, e ouviram de Dom Bernardo a história do Mosteiro e a explicação sobre a vida monástica beneditina e da teologia expressa na beleza do templo. Na parte interna do mosteiro, os alunos tiveram acesso ao claustro, ao coro com o magnífico órgão de tubos e à biblioteca de livros raros, na qual tiveram contato com obras como o Primeiro livro dos Sermões do Padre Antônio Vieira.

Foi visitado também o Carmelo de Santa Tereza, um lugar de paz e recolhimento situado no meio da agitação da Lapa carioca. Ali, os alunos tiveram uma longa conversa a Irmã de Clausura, que expôs a vida do Carmelo e seu testemunho de vida em buscar a pérola preciosa que é Cristo. Os alunos se encantaram com a alegria das irmãs de clausura. Dois alunos, por meio daquele testemunho, solicitaram o batismo e todos renovaram a alegria em seus corações de serem também chamados a vida cristã.