Militares do Porta-Helicópteros Multipropósito Atlântico participam da Missa Anual da Marinha Real Britânica

No dia 15 de julho, militares do Porta-Helicópteros Multipropósito (PHM) Atlântico participaram da Missa Anual da Marinha Real Britânica (Royal Navy), em Plymouth, Reino Unido. Acompanhados do Primeiro-Tenente, Capelão Naval, Reynaldo Segundo, os membros da tripulação tiveram a oportunidade de agradecer a Deus pelo período em missão e de manifestar a unidade na fé com os irmãos em terra estrangeira. A Missa Anual (Annual Navy Mass) é o maior evento do calendário religioso católico da Marinha Real e, em Plymouth, foi celebrado pelo Mons. Andrew McFadden, Diretor para assuntos da Igreja Católica da Marinha Real e Vigário Geral da Arquidiocese Militar do Reino Unido (Bishopric of the Forces). A cerimônia foi concelebrada por diversos Capelães, inclusive do PHM Atlântico, Pe. Reynaldo Segundo. Durante a homilia, Mons. McFadden manifestou as boas-vindas e expressou sua satisfação em compartilhar esse especial momento junto à tripulação brasileira. Ao final da Santa Missa, o purpurado escocês invocou a bênção de Deus sobre toda a assembleia pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida.

Após a celebração, o Capelão Reynaldo Segundo presenteou os capelães britânicos com a moeda comemorativa dos 300 anos do encontro da pequenina imagem de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil. Mons. McFadden, que de 2006 a 2008 fora o Capelão do HMS Ocean, fez ao Capelão brasileiro os melhores votos de profícuo serviço a Deus a bordo do navio. Uma confraternização servida para os presentes no jardim da Catedral encerrou a festividade.

O HMS Ocean, capitânia da Marinha Real Britânica, foi adquirido pela Marinha do Brasil, passando a se chamar Porta-Helicópteros Multipropósito Atlântico. Ele somará importantes capacidades anfíbias e de operações navais com helicópteros embarcados para a manutenção da segurança do Atlântico Sul e a defesa dos interesses marítimos do País em qualquer parte do planeta. O navio se encontra em Plymouth, Reino Unido, e passa por um intenso programa de treinamentos no porto e no mar com o reconhecido e rigoroso Centro de Instrução da Marinha do Reino Unido (Flag Officer Sea Training). A chegada ao Brasil está prevista para o final de agosto, em data próxima ao aniversário da Aviação Naval.