Mês mariano termina com celebração da Páscoa dos Militares na AMAN em Resende/RJ

Resende/RJ – No dia 31 de maio, a AMAN encerou o mês mariano por excelência, realizando a celebração católica da Páscoa dos Militares. O evento, já tradicional no calendário acadêmico, contou com diversas cerimônias religiosas.

As celebrações tiveram início na quarta-feira, dia 30, com a recepção festiva da Imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, trazida pelos cadetes integrantes da União Católica dos Militares, na Esplanada Ministro Dutra, defronte à Igreja Matriz da Capelania. À noite do mesmo dia, foi realizada a Santa Missa na mesma Igreja e os militares permaneceram em vigília de orações e louvor. Logo após, os cadetes reuniram-se para a confecção dos tapetes ornamentais para a procissão de Corpus Christi prevista para a dia seguinte.

Na quinta-feira, dia 31, a partir das 08h, a Missa da Solenidade de Corpus Christi aconteceu no tradicional Pátio Tenente Moura, presidida pelo Arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil, Dom Fernando José Monteiro Guimarães, e concelebrada pelo Bispo Diocesano de Barra do Piraí-Volta Redonda, Dom Francisco Biasin, em sinal de comunhão de fraternidade. Logo após a Santa Missa da Solenidade, houve a Procissão de Corpus Christi pelas alamedas e jardins da Academia Militar acompanhada por músicas católicas e marchas executadas pela Centenária Banda Sinfônica da AMAN.

A importância do fortalecimento espiritual do militar

O Santíssimo  Sacramento percorreu o trajeto até passar sobre os tapetes ornamentais preparados unicamente para essa ocasião, confeccionados com serragem de madeira e sal colorido, na orla do Pátio Marechal Mascarenhas de Moraes, de onde foi dada a Benção Solene com o Santíssimo Sacramento e proferidas as despedidas finais.

Em sua pregação, o Arcebispo Ordinário Militar do Brasil relembrou a importância do fortalecimento espiritual do militar e dirigiu-se especialmente aos Cadetes da Academia: “A comunhão é o pão dos fortes e o alimento dos fracos. Cadetes, todas as vezes que se sentirem fracos, não resistam em buscar em Deus a força que precisam”, disse.

Mais uma vez, a Páscoa Acadêmica do segmento militar católico recebeu grande número de integrantes da família militar e numerosos cidadãos resendenses, que compareceram em peso, abrilhantando ainda mais as festivas comemorações. A comunhão espiritual entre civis e militares em muito enriqueceu os eventos programados e fez lembrar que todos caminham juntos para o crescimento e fortalecimento de nossa amada nação, o Brasil.

::Veja mais fotos no Flickr do OMB::

Por Cap Capl Lucas