Mensagem Pontifícia do Santo Padre Papa Francisco – 14.07.2024

ANGELUS

Praça São Pedro
Domingo, 14 de julho de 2024

Estimados irmãos e irmãs, bom domingo!

Hoje o Evangelho narra-nos que Jesus envia os seus discípulos em missão (cf. Mc 6, 7-13). Envia-os “de dois a dois”, com uma importante recomendação: devem levar consigo apenas o necessário.

Meditemos por um momento sobre esta imagem: os discípulos são enviados juntos e devem levar consigo apenas o necessário.

O Evangelho não se anuncia sozinho, não:  anuncia-se em conjunto, como comunidade, e por isso é importante saber preservar a sobriedade: saber ser sóbrio no uso das coisas, compartilhando recursos, capacidades e dons, prescindindo do supérfluo. Porquê? Para sermos livres: o supérfluo escraviza-nos. E também a fim de que todos possam ter o necessário para viver com dignidade e contribuir ativamente para a missão; e, além disso, para ser sóbrios nos pensamentos, nos sentimentos, abandonando os preconceitos e a rigidez que, como bagagem inútil, pesa e atrapalha o caminho, favorecendo ao contrário o confronto e a escuta e, assim, tornando o testemunho mais eficaz.

Pensemos, por exemplo, no que acontece nas nossas famílias ou nas nossas comunidades, quando nos contentamos com o necessário, até com pouco, com a ajuda de Deus conseguimos ir em frente e compreender-nos, compartilhando o que temos, renunciando todos a algo e apoiando-nos uns aos outros (cf. At 4, 32-35). E isto já é um anúncio missionário, antes e ainda mais do que palavras, pois encarna a beleza da mensagem de Jesus na realidade da vida. Com efeito, uma família ou uma comunidade que vive assim, cria em volta de si um ambiente rico de amor, no qual é mais fácil abrir-se à fé e à novidade do Evangelho, e do qual se recomeça melhor, mais sereno.

Se, ao contrário, cada um segue o próprio caminho, se o que conta são apenas as coisas – que nunca são suficientes – se não nos ouvimos uns aos outros, se o individualismo e a inveja prevalecem – a inveja é mortal, um veneno! – o ar torna-se pesado, a vida difícil e os encontros tornam-se mais uma ocasião de inquietação, tristeza e desânimo do que uma oportunidade de alegria (cf. Mt 19, 22).

Estimados irmãos e irmãs, comunhão e sobriedade são valores importantes para a nossa vida cristã: comunhão, harmonia entre nós e sobriedade são valores importantes, valores indispensáveis para uma Igreja que seja missionária a todos os níveis.

Então, podemos perguntar-nos: sinto o desejo de anunciar o Evangelho, de levar onde vivo a alegria e a luz que vêm do encontro com o Senhor? E para o fazer, estou comprometido em caminhar com os outros, compartilhando com eles ideias e habilidades, com mente aberta e coração generoso? E, concluindo: sei cultivar um estilo de vida sóbrio, um estilo de vida atento às necessidades dos irmãos? São perguntas que nos fará bem formular.

Maria, Rainha dos Apóstolos, nos ajude a ser verdadeiros discípulos missionários, na comunhão e na sobriedade de vida. Na comunhão, na harmonia entre nós e na sobriedade de vida.

Despois do Angelus

Prezados irmãos e irmãs!

Saúdo-vos, romanos e peregrinos da Itália e de muitos países e, em particular, os participantes no Congresso Internacional dos leigos da Ordem de Santo Agostinho; saúdo as Irmãs da Sagrada Família de Nazaré, que celebram o Capítulo geral; saúdo os jovens da paróquia de Luson (Tirol do Sul), que percorreram a Via Francigena; o Conselho dos Jovens do Mediterrâneo, que recorda a mensagem do Venerável Giorgio La Pira; e os jovens participantes no Curso Internacional para Formadores do Regnum Christi.

Transmito as minhas saudações aos fiéis polacos reunidos no Santuário de Nossa Senhora Negra em Częstochowa para a peregrinação anual da família da Rádio Maria.

No Domingo do Mar, rezemos por aqueles que trabalham no setor marítimo e por quantos cuidam deles.

A Mãe de Deus, que celebraremos depois de amanhã como Bem-Aventurada Virgem do Monte Carmelo, conceda conforto e paz a todos os povos oprimidos pelo horror da guerra. Por favor, não nos esqueçamos da martirizada Ucrânia, da Palestina, de Israel e de Myanmar.

Saúdo os jovens da Imaculada.

Desejo a todos feliz domingo. E, por favor, não vos esqueçais de rezar por mim. Bom almoço e até à vista!