Ordinariado Militar do Brasil

comunicacao@ordinariadomilitar.org.br

Sede: Esplanada dos Ministérios, Bl O, Anexo 1, Sala 553, CEP 70052-900 - Brasília - DF

ESTÁGIO TÉCNICO-ESPECIALIZADO DOS ESTAGIÁRIOS DO EIAC 2021

Brasília/DF – Cap Capl Evg Ronisaulo Lima de Oliveira – No dia 17 de maio, às 13h, apresentaram-se ao Chefe do Serviço de Assistência Religiosa da Aeronáutica, Cel Capl Cat Geraldo Pio, os estagiários padres do EIAC 2021: Daniel da Silva, Luís Antônio Sales e Rafael Contini Quirino, acompanhados do Cel Av Alexandre da Costa Cunha, Comandante do Corpo de Alunos do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), para darem início ao Estágio Técnico-Especializado, cujo objetivo é propiciar aos futuros oficiais experiências de aprendizagem que os habilitem a executar as atividades e atribuições inerentes às suas especialidades no âmbito da Aeronáutica. A duração do Estágio foi do dia 17 ao dia 21 de maio.

Ainda no dia 17, os estagiários conheceram as dependências do SARA e do COMGEP, receberam um brifim sobre o Serviço de Assistência Religiosa da Aeronáutica, ministrado pelo Cap Capl Evg Ronisaulo Lima de Oliveira, Adjunto do SARA, e se apresentaram ao Comandante-Geral do Pessoal, o Maj Brig Ar Ricardo Reis Tavares, que lhes deu boas vindas e externou-lhes votos de êxito no exercício da capelania militar da FAB.

No dia 18, a partir das 13:00 h, os estagiários, acompanhados do Cel Capl Pio e do Cap Capl Oliveira, apresentaram-se ao Chefe do Estado-Maior do COMGEP, o Maj Brig Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto, que lhes proferiu um brifim sobre a importância da assistência religiosa na caserna e o papel do capelão militar na FAB. Em seguida, o Cap Capl Oliveira levou os estagiários para uma visita ao Hospital das Forças Armadas (HFA), onde foram recebidos pelo seu capelão, o Ten Cel Capl Cat Fernando Augusto Sabino, que os conduziu à sala do Diretor, o Gen Div Ricardo Rodrigue Canhaci, que lhes falou sobre a relevância do capelão no ambiente hospitalar, tanto para auxílio e conforto dos doentes e seus familiares, quanto para suporte aos médicos, enfermeiros e demais funcionários do Hospital, ainda mais neste tempo de pandemia. Após o encontro com o Diretor, o capelão do HFA levou os estagiários para conhecerem algumas das dependências do hospital.

No dia 19, às 10:00 h, os estagiários, acompanhados do Chefe do SARA, foram conhecer as dependências do Ordinariado Militar do Brasil, no anexo do Ministério da Defesa. Também, se apresentaram ao Arcebispo Militar do Brasil, Dom Fernando José Monteiro Guimarães, de quem receberam instruções. No período vespertino, às 14:00 h, foram colocados à disposição do Capelão da Base Aér4ea de Brasília (BABR), Cap Capl Cat Edmilson Oliveira de Souza, que compartilhou com eles suas experiências na capelania militar. Ainda, guiados pelo capelão, conheceram a capela e as demais instalações da BABR, além de serem apresentados ao comandante da OM, o Cel Av Jorge Marcelo Martins da Silva. Por último, visitaram algumas das instalações do Hospital da Força Aérea de Brasília (HFAB).

No dia 20, a programação do estágio foi direcionada para o Setor Militar Urbano (SMU), para instruções com os capelães do Comando Militar do Planalto (CMP). Os futuros capelães da FAB, na companhia do Cap Capl Oliveira, foram recebidos pelo Cap Capl Evg Addson Araújo Costa, Chefe da capelania do CMP, que lhes apresentou as dependências da seção religiosa e depois os conduziu para uma visita ao Oratório do Soldado, onde tiveram um momento de confraternização com os capelães do CMP e, na sequência, uma instrução reservada com 1 Ten Capl Cat Wendell Meneses Mendonça. Finalizando o programa do dia, os estagiários conheceram a Catedral Militar Rainha da Paz, no Eixo Monumental, e a Paróquia Militar São Miguel Arcanjo e Santo Expedito, na Asa Norte.

No último dia do estágio, 21 de maio, no período matutino, o Cap Capl Oliveira debateu com os estagiários a Norma do Sistema de Assistência Religiosa da Aeronáutica (NSCA) 165-1. Findo o debate, o Chefe do SARA, teve uma conversa reservada com cada um dos padres. Por fim, foram feitas as considerações finais e foi entregue ao Serviço de Assistência Religiosa da Aeronáutica um certificado de agradecimento pelo empenho na aplicação do Estágio Técnico-Especializado, assinado pelo Comandante do CA e pelo Comandante do CIAAR.

Versão para Impressão

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X