Dom Odilo preside missa na Capela do Círculo Militar

A Capela do Círculo Militar foi fundada em 1986 e, a partir de 2018, passou a ter uma capelania própria

O Arcebispo Metropolitano de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, presidiu missa na manhã de domingo, 24 de fevereiro, na Capela Santa Rita de Cássia, que é uma Capelania do Círculo Militar de São Paulo. Foi a primeira vez que o Cardeal visitou a Capela e presidiu a celebração após o início do convênio entre a Arquidiocese de São Paulo e a Arquidiocese Militar do Brasil, que passou a vigorar em fevereiro de 2018.

Na homilia, Dom Odilo ressaltou que os cristãos devem fazer a diferença no meio do mundo. “Devemos buscar sempre a retidão segundo a Palavra de Deus. Retidão no trato com as pessoas e nas nossas responsabilidades. Como cristãos e discípulos de Jesus Cristo, nossa busca deve se orientar pelo que é reto. Devemos conhecer e realizar o que é reto e orientar, a partir disso, toda a nossa vida”, disse.

Misericordiosos

“Sede misericordiosos como o Pai Celeste é misericordioso. Esta é a referência do discípulo, ou seja, o critério é sempre o Pai Celeste. Como pecadores, não conseguimos chegar à perfeição de Deus, mas devemos orientar nossa vida para isso”, afirmou Dom Odilo, ao comentar também que o Brasil vive um momento cultural difícil, no qual parece haver a exaltação da violência e do ódio, que não é conforme o Evangelho.

“Se as tendências da cultura vão por aí, é sinal de que a influência dos cristãos na sociedade está diminuindo e, por isso, devemos pensar sobre o que a nossa presença faz no mundo”, disse, ao afirmar que, para superar a violência, é preciso dar testemunho da Palavra de Deus, que é uma palavra de amor e esperança.

Pastoral

Em entrevista ao O SÃO PAULO, o Padre Reni Nogueira dos Santos, Capelão do Comando Militar do Sudeste, que abrange várias cidades do Estado de São Paulo, explicou que fazem parte dos fiéis da Capelania os sócios e frequentadores do Círculo Militar, que somam cerca de 16 mil pessoas.

“Estamos trabalhando na renovação das atividades pastorais, como Catequese para crianças e jovens, batizados e grupos de oração”, afirmou o Padre. Ele disse, ainda, que o serviço prestado aos militares e seus familiares é de suma importância, e ajuda a reviver ou manter viva a fé daqueles que fazem parte desse meio.

Luisa Ninomya, 76, é assessora da Capela há 17 anos e falou sobre as mudanças que aconteceram depois do convênio, como o aumento das atividades pastorais e de fiéis. A Capela foi fundada em 1986 pelo Coronel Peise Kogan. As missas acontecem todos os domingos às 10h30.

Sobre a capelania

Padre Reni explicou à reportagem que as capelanias militares cuidam da Pastoral Militar. “No Círculo Militar, temos 12% de militares inscritos, e o restante dos participantes são civis. Então, recorremos a Dom Odilo para que nesta Capela houvesse um convênio entre a Arquidiocese de São Paulo e a Arquidiocese Militar do Brasil. Esta Capelania tem a missão de cuidar da formação católica para os militares, seus familiares e civis do Círculo Militar”, explicou.

O Capelão recordou, também, que, canonicamente, pelo acordo entre a Santa Sé e o Governo Brasileiro, toda capelania que tem um padre como capelão é equiparada à Paróquia e o Capelão equiparado a Pároco. “A nossa Capelania trabalha conjuntamente com a Paróquia Santíssimo Sacramento, que é a paróquia territorial a qual pertence o Círculo”, recordou Padre Reni. Além das missas dominicais e da Catequese, há grupos de estudo bíblico e de oração.

Espaço público

Ao ser perguntado sobre a missão específica das Capelanias Militares, Padre Reni disse que a família militar vem da família civil. “Recebemos muitos jovens que chegam à vida militar sem nenhuma estrutura religiosa. Fazemos um levantamento e damos assistência a eles, ajudando-os na Iniciação à Vida Cristã, a receberem a primeira Comunhão e a Crisma, além da regularização de processos matrimoniais”, explicou.

A Capelania do Círculo Militar acompanha os sócios do Círculo e os orienta para que participem das atividades e celebrações em suas paróquias de origem e da vida da Arquidiocese.

Em osaopaulo.org.br