Dom José Francisco Falcão preside Páscoa dos Militares na Igreja da Glória

– Na manhã da última terça-feira, 20 de novembro, centenas de integrantes das Guarnições de Juiz de Fora e Santos Dumont (MG) do Exército Brasileiro reuniram-se para a tradicional Páscoa dos Militares. A Celebração Eucarística, realizada na Igreja Nossa Senhora da Glória, foi presidida pelo bispo auxiliar do Ordinariado Militar do Brasil, Dom José Francisco Falcão De Barros.

Concelebraram com ele o capelão militar da 4ª Brigada de Infantaria Leve (Montanha), Pe. João Batista Diniz Ferreira, os capelães da reserva Pe. Renato Alves Rodrigues e Pe. Nelson Augusto de Oliveira, e os padres Carlos José Arlindo Silva, José Leles da Silva e Sebastião Alves dos Santos, EP. O general Alcio Alves Almeida, responsável pela 4ª Bda Inf L (Mth), também esteve presente.

Após a procissão de entrada, um soldado passou pelo corredor central da igreja com a bandeira do Brasil rumo ao altar. Após sua chegada, a banda do Exército tocou o Hino Nacional Brasileiro, cantado com entusiasmo por todos os presentes. Durante a celebração, as orações foram próprias da missa do Domingo da Páscoa.

Em sua homilia, Dom José abordou os pilares da vida militar, entre eles a disciplina e a hierarquia. “Se a hierarquia é uma postura, um princípio acima de nós, uma autoridade diante de quem devemos nos dobrar, a quem devemos obedecer, a disciplina nos coloca diante dessa hierarquia como discípulos. Por isso as categorias militares são praticamente todas da Bíblia. Não existe nenhum valor militar que não esteja explicitamente na Escritura”.

Prevista no calendário oficial das Forças Armadas, a Santa Missa é realizada fora de época fazendo alusão aos militares que, no período da Páscoa, estavam envolvidos em missões longe de casa ou escalados para serviços e, por isso, não puderam participar das celebrações religiosas. A finalidade é realizar o congraçamento da Família Militar Cristã e proporcionar o fortalecimento da fé entre os militares.

Nesta quarta-feira (21), às 15h, Dom José Francisco Falcão De Barros presidirá a Crisma dos Militares e de alunos do Colégio Militar de Juiz de Fora. A celebração também será na Igreja da Glória. À noite, o bispo auxiliar do Ordinariado Militar do Brasil visitará a casa dos Arautos do Evangelho na cidade.

::Veja mais fotos no Flickr OMB::