Dom Fernando Guimarães recebe a Medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico
No dia 23 de outubro do ano corrente, Dom Fernando Guimarães foi condecorado com a Medalha Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA), a cerimônia Aconteceu na Base Aérea de Brasília-Ala 1. A Esquadrilha da Fumaça abriu a solenidade acompanhada de outras aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB). O desfile da Guarda de Honra, formada por oficiais e cadetes da Academia da Força Aérea (AFA) e pela banda de Música da Ala 1, e da tropa Cerimonial Santos-Dumont, que também abrilhantaram o evento. Foram agraciados militares e civis que se destacaram pelos bons serviços prestados a FAB e ao País.
O evento foi presidido pelo Presidente da República, Michel Temer, e contou com a presença de diversas autoridades militares, civis e familiares dos agraciados.
Durante a cerimônia, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e a Embraer entregaram à FAB o Certificado de Tipo da aeronave KC-390. O Certificado, emitido pela ANAC, atesta que o KC-390 cumpre todos os requisitos operacionais e de segurança e proteção ambiental estabelecidos pela Agência, apresentando características seguras ao tipo de uso pretendido.
O dia 23 de outubro foi instituído como o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira por ser a data em que Alberto Santos-Dumont realizou o primeiro voo com o 14 Bis, o mais pesado que o ar. O fato histórico ocorreu no Campo de Bagatelle, em Paris, em 23 de outubro de 1906, quando o brasileiro percorreu 60 metros em sete segundos, voando a uma altura de dois metros do solo, perante mais de mil espectadores e da Comissão Oficial do Aeroclube da França.
Fonte: Agência Força Aérea
::Clique aqui e assista como foi a cerimônia::
Versão para Impressão