Dia do Serviço de Assistência Religiosa da Aeronáutica é comemorado em Brasília

Aos 24 dias do mês de março, A Força Aérea Brasileira festeja o Dia do Serviço de Assistência Religiosa da Aeronáutica, sendo que neste ano de 2019 o SARA comemora seu 38º aniversário.

Os eventos alusivos à data foram realizados no dia 19 de março, nas dependências do Comando Geral do Pessoal e da Diretoria de Ensino da Aeronáutica. Na Cerimônia Militar, presidida pelo Tenente Brigadeiro do Ar Luiz Roberto do Carmo Lourenço, Comandante-Geral do Pessoal, foi lembrada a importância do Serviço de Assistência Religiosa para com os Militares, e seus dependentes, e os Servidores Civis da FAB, estendendo essa importância aos da população brasileira.

Em seguida, foram realizados os eventos religiosos, sendo que a Celebração Eucarística foi presidida pelo Arcebispo Militar do Brasil, Dom Fernando José Monteiro Guimarães. E, ainda, foram realizados o Culto Evangélico, conduzido pelo Capitão Capelão Ronisaulo Lima de Oliveira, Adjunto do SARA, e a Reunião Espírita, conduzida pelo Cap QOEA R1 Honório. Os eventos religiosos ocorreram, fraternal e simultaneamente, com a participação de militares das três Forças, e servidores civis da FAB.

Participaram da Missa, concelebrando, o Chefe do SARA, Coronel Capelão Geraldo Pio; o Chanceler do Ordinarido Militar, Capitão de Corveta Capelão Paulo Roberto Moliterno da Costa, da Marinha do Brasil; o Capelão Adjunto do SARA, Tenente Coronel Fernando Augusto Sabino; o Ex-Chefe do SARA, Coronel Capelão R/R Pe Silas Pereira Vianna, atual Pároco Responsável pela Catedral Militar Rainha da Paz; o Capelão da ALA 1, Capitão Edmilson Oliveira de Souza; o Capelão Militar do Comando Militar do Planalto e do Oratório do Soldado, Capitão Diego Baltz, e o Capelão do Colégio Militar de Brasília, 2º Tenente Luíz Antônio de Sales, ambos do Exército Brasileiro, e também o Vigário da Paróquia São Miguel Arcanjo e Santo Expedito da Asa Norte/DF, o Pe Alexandre Magno França de Lima.

Em sua Homilia, Dom Fernando Guimarães lembrou o Serviço de Assistência Religiosa fazendo paralelos com o Patrono das Famílias para a Igreja Católica, São José, cuja data comemorativa é no dia 19 de março. Lembrou os desafios impostos e superados, da persistência necessária para o cumprimento das atividades, da importância nas mais diversas escalas e nas alegrias compartilhadas. Enalteceu o papel dos Capelães Militares, Católicos e Protestantes, como figuras paternas, em manter a fé e a união da Família Fabiana em todos os tempos, como nas as palavras do Apóstolo São Paulo, registradas no livro dos Atos, capítulo 20, verso 28: “Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os colocou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue”.

Após os eventos comemorativos, foi realizado um almoço festivo, do qual participaram o Tenente Brigadeiro do Ar Luiz Roberto do Carmo Lourenço; Dom Fernando José Monteiro Guimarães; Major Brigadeiro do Ar Rui Chagas Mesquita, Diretor de Ensino da Aeronáutica; Brigadeiro do Ar Jayme Ferreira Júnior, Chefe do Estado Maior do COMGEP; Brigadeiro do Ar R 1 Willian Milker Figueiredo, Chefe da Assessoria de Gestão do COMGEP; Coronel Intendente Eduardo Quesado Figueiras, Chefe do Grupamento de Apoio de Brasília; o Tenente Coronel Dentista Renato Carlos Rissi, Diretor da Odontoclínica de Aeronáutica de Brasília, além dos Capelães da FAB, da Marinha e do Exército.

Felizes e agradecidos ao Nosso Senhor pela inspiração e a todos pela participação, o Serviço de Assistência Religiosa da Aeronáutica acredita no continuado ânimo para o cumprimento da missão.

Coronel Capelão GERALDO PIO
Chefe do SARA