Na tarde da última sexta-feira (01), ocorreu na sede do Ordinariado Militar do Brasil, em Brasília/DF, o descerramento do quadro em homenagem ao Patrono do Serviço de Assistência Religiosa do Exército, Capitão Capelão Antônio Álvares da Silva, conhecido por seu nome franciscano “Frei Orlando”.
O evento contou com a presença dos capelães chefes do Serviço de Assistência Religiosa das Forças Armadas e da Polícia Militar; dos capelães da área de Brasília e dos integrantes da Cúria Militar, em simbólica cerimônia, presidida pelo Arcebispo Ordinário Militar do Brasil, Dom Fernando Guimarães. Na ocasião, também houve a passagem de função da ajudante de ordens do Arcebispo Ordinário, para a 1º Ten (T) Laura Maria Pereira Couto, militar da Marinha.
O Quadro, pintado a óleo, doado pelo 11º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha (11º BI Mth), retrata Frei Orlando no contexto da campanha febiana da Itália, onde integrou a Força Expedicionária Brasileira, durante a 2ª Guerra Mundial, e ofereceu assistência religiosa aos combatentes brasileiros.