Dom Osvino José Both

Arcebispo emérito

03 de agosto de 2006 a 06 de outubro de 2014

Dom Osvino José Both nasceu em 26 de abril de 1938, em Três-Arroios (RS), como primogênito dos 14 filhos do casal de agricultores Emílio Rodolfo Both e Joana Maria Balensiefer Both.
Iniciou a sua vida de estudos com oito anos de idade, na Escola Nossa Senhora de Lourdes, em Três-Arroios. Aí completou o primário. Com menos de quinze anos ingressou no Seminário de Tapera. Seguiu para o Seminário Menor Nossa Senhora de Fátima, em Erexim, onde permaneceu durante sete anos perfazendo os estudos do então ginásio e colegial. No mesmo seminário lecionou latim, matemática e português fazendo o vestibular em 1963, para ingressar nos estudos de Filosofia no Seminário Maior de Viamão. Em 1963 foi enviado para a Alemanha onde cursou os estudos de Teologia da Universidade de Bonn (5 semestres), no Seminário Maior da Diocese de Essen (3 semestres) e na Faculdade de Teologia da Universidade de Münster (2 semestres). Na Faculdade de Filosofia de Passo Fundo concluiu os estudos do curso de Filosofia.

Foi ordenado sacerdote em 22 de abril de 1967, na sua terra natal, Três-Arroios.Como padre trabalhou até 1990, em Passo Fundo, exercendo inúmeras funções e coordenando diversos movimentos pastorais.

No dia 26 de junho de 1990, foi nomeado por João Paulo II bispo auxiliar de Porto Alegre. Sua ordenação episcopal aconteceu no dia 2 de setembro de 1990, na Catedral de Passo Fundo.
Para a sua missão de bispo da Igreja escolheu como lema as palavras ditas por Maria ao dar o seu “Sim” à missão que recebeu: “Fiat voluntas tua”, que significa “Seja feita a vossa vontade”.
Como bispo auxiliar de Porto Alegre (setembro de 1990 e dezembro de 1995) exerceu o cargo de coordenador arquidiocesano de Pastoral e o atendimento episcopal das áreas pastorais de Floresta-Navegantes, Partenon, Viamão, Norte II, Sul Praias, etc, incluindo um total de 45 paróquias.
Foi nomeado bispo da diocese de Novo Hamburgo em 22 de novembro de 1995, onde teve destacada atuação nos Movimentos Eclesiais, como Curso de Liderança Juvenil, Cursilho, ECC, Renovação Carismática Católica etc., além de se destacar também nos encargos administrativos da diocese como aquisições e projetos.
Em 7 de junho de 2006, foi nomeado pelo Santo Padre Bento XVI arcebispo ordinário militar do Brasil, sucedendo a Dom Ávila, falecido em 14 de novembro de 2005. Aos 25 de junho de 2011 teve seu nome divulgado como membro do Conselho Fiscal da CNBB. No dia 6 de agosto de 2014 teve o seu pedido de renúncia aceito por limite de idade aceito pelo Papa Francisco.

Lema: FIAT VOLUNTAS TUA

A mesma disponibilidade de Maria, como usou em seu lema, Dom Osvino, segundo suas próprias palavras, quer ter com relação à vontade de Deus, agora em nova lida episcopal, quando diz: “A evangelização acontece quando fazemos a vontade de Deus revelada por Jesus Cristo, escrita na Bíblia e vivida na Igreja. Fazemos a vontade de Deus quando realizamos o seu Plano de Amor”.

ESCUDO EPISCOPAL: A Bíblia significa o plano de Deus revelado por Jesus Cristo fonte inspiradora da vida da Igreja. Na figura do Globo, vemos o amor de Deus Pai que criou o universo e elevando-nos à dignidade de filhos. Os Círculos, significa que a nossa missão é sermos testemunhas de Deus neste mundo. Os Traços Verdes quer dizer que somos mensageiros da esperança. Fundo Vermelho, quer dizer que aspiramos a plenitude da vida em Deus. Fundo Branco, significa a paz acontecerá no mundo quando fizermos a vontade de Deus. A Mão, demonstra o amor de Deus que nos criou, envolve e conduz. A Cruz, significa o mistério que conduz à ressurreição.