Dom Ávila do Espírito Santo

Arcebispo

(12 de dezembro de 1990 a 14 de novembro de 2005)

Nasceu em 10 de abril de 1929, na cidade de Datas, Minas Gerais, tinha o nome de Waldir de Ávila e recebeu no batismo o nome de Geraldo como gratidão por uma graça alcançada. Logo nos primeiros meses de vida, uma grave doença atingiu o pequeno Waldir, e os pais, muito católicos, recorreram a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e a São Geraldo, prometendo colocá-lo no seminário caso fosse curado. A cura veio em seguida e, a criança, já então Geraldo, cresceu saudável.

Aos cinco anos de idade, o pequeno Geraldo brincava de celebrar missa para os seus irmãos menores. No dia 2 de fevereiro de 1941, com menos de 12 anos de idade, entrou para o Seminário de Diamantina.

Em 5 de dezembro de 1947, concluiu o Curso de Humanidades e recebeu a batina das mãos de Dom Serafim Gomes Jardim. Em 30 de novembro de 1952, recebeu o sub-diaconato e no dia 24 de maio de 1953, recebeu o ministério do diaconato, na Basílica do Sagrado Coração de Jesus, em Diamantina.

No dia  29 de novembro de 1953, com 24 anos de idade, foi ordenado sacerdote. O padre Geraldo de Ávila acrescentou ao seu nome as palavras “Espírito Santo”, nome com o qual passou a ser conhecido e com o qual assinava documentos: Padre Geraldo do Espírito Santo Ávila.

Como sacerdote, o padre Ávila foi nomeado vigário da cidade de Guanhães, Minas Gerais, próximo de sua terra natal, onde permaneceu até o ano de 1957. Em 5 de agosto de 1962, a convite de Dom José Newton de Almeida Baptista, que fora designado para implantar a Igreja na recém-inaugurada capital do Brasil, o padre Ávila chegou a Brasília, tendo sido nomeado, em 8 de agosto do mesmo ano, Vigário-Geral da Arquidiocese de Brasília.

Em 1965, Dom José Newton nomeou-o, cumulativamente, com as funções que já exercia, pároco da Igreja São José, na Asa Norte e da Igreja do Santíssimo Sacramento, na Asa Sul.

Em 1969, foi nomeado ainda pároco da Igreja de Nossa Senhora Aparecida, no Gama. Em 1970, com a inauguração da Catedral Metropolitana, passou a responder pela mesma, acumulando com a Vila Planalto, Bom Jesus e a Casa do Candango.

Em 1971, por seus méritos e evidentes realizações, principalmente na Catedral de Brasília, o padre Ávila recebeu, do Santo Padre, o título de Monsenhor. O agora Monsenhor Ávila, profundamente identificado com os pobres, principalmente os da Vila Planalto, criou a Sopa de São Francisco de Assis, que distribuía refeições aos mais necessitados. Ainda nos dias de hoje, sob o nome de Fraternidade Pastoral de Maria – Casa da Sopa, a pastoral criada na década de 80 distribui, diariamente, 1.600 refeições aos que vivem em absoluta condição de pobreza no Plano Piloto, Taguatinga, Paranoá e Itapuã.

Em 27 de junho de 1977, o Papa Paulo VI nomeou o Monsenhor Ávila como Bispo Auxiliar de Brasília, cuja ordenação, na Catedral Nossa Senhora Aparecida, ocorreu no dia 3 de setembro de 1977, diante de verdadeira multidão de fiéis. Recebeu a sede titular de Gemellae in Numidia.

Dom Ávila permaneceu como Bispo Auxiliar de Brasília até o dia 31 de outubro de 1990, quando, por um decreto do Papa João Paulo II, foi nomeado para o Ordinariado Militar do Brasil, cargo que assumiu em 12 de dezembro de 1990.

De 29 de julho de 1998 a 19 de maio de 1999 foi Administrador Apostólico da Diocese de Ipameri.

Faleceu no dia 14 de novembro de 2005, em Brasília – DF, aos 76 anos.

Lema: IN SANCTO SPIRITU

Escudo Episcopal: O anjo Gabriel (que figura no quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro), representado pela grande asa prateada, anuncia ao bispo aquilo mesmo que um dia anunciou a Maria, Rainha dos Apóstolos, uma missão a cumprir: gerar o Cristo real e formar o Cristo místico, por obra e graça do Espírito Santo. Segura o báculo flordelisado. Maria e o episcopado, ambos obra do mesmo Espírito Santo. Compromissado com a evangelização, a catequese, o amor aos pobres, gerando um povo cujo coração seja semelhante ao Coração de Cristo.