Centro de Avaliação da Ilha da Marambaia realiza palestra para militares
Por 1ºTen (CN) Manoel Silva – Nos dias 19 e 21 de março, foram realizadas no Centro de Avaliação da Ilha da Marambaia, duas palestras que versaram sobre o Crime de Deserção e Prevenção Contra o uso de Drogas. As atividades pedagógicas tiveram como propósitos, respectivamente, as consequência negativas do cometimento do crime de deserção e os malefícios causados pelo uso de drogas.
A palestra sobre o Crime de Deserção foi conduzida pelo 2ºTen (RM2-T) Rafael dos Santos Ferreira, que teve como público principal os Cabos, Soldados, Marinheiros e Recrutas Marinheiros, parcela da Caserna que carece de mais experiência. O trabalho foi realizado em coordenação com o Núcleo de Assistência Social (NAS-CIAMPA) e faz parte das ações de prevenção e esclarecimentos cujo objetivo é a diminuição deste tipo de caso.
Aproveitou-se a oportunidade para realizar uma segunda palestra sobre Prevenção Contra o uso de Drogas. Esta foi proferida pelos 1ºTen (CN) Manoel Silva e 1ºTen (RM2-Md) Tiago Silva, ambos abordaram o tema elencando os fatores de riscos, dentre eles o psicológico: falta de claras e convincentes motivações de vida e baixa resistência a situações de conflitos, bem como de repetidas experiências de frustrações na vida familiar, profissional, afetiva.
As palestras, portanto, procuraram mostrar as consequências negativas do cometimento do crime de deserção e os transtornos gerados pelo uso dos entorpecentes. E divulgar os valores que são basilares de uma sociedade, mostrar a preocupação da Marinha do Brasil com formação dos seus jovens militares, e apresentar a família como a primeira fonte e escola de valores morais, humanos e religiosos.
Versão para Impressão