Notícias SAREx › 06/10/2016

Celebração do Sacramento da Confirmação no 2º Batalhão Ferroviário, em Minas Gerais

Nos dias 3, 4 e 5 de outubro do corrente ano o Arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil, Dom Fernando Guimarães, visitou a região do Triângulo Mineiro, onde teve a oportunidade de participar de atividades religiosas e conhecer unidades militares daquela região.

Ao anoitecer do dia 3 Dom Fernando chega ao Hotel de Trânsito do 2º Batalhão Ferroviário (2º B Fv), onde pernoitou até o dia seguinte. Após o café da manhã do dia 4, na companhia do Comandante do 2º B Fv, Coronel Guilherme Langaro Bernardes, Dom Fernando se deslocou ao município de Uberlândia para visitar o Pe Olezil Bezerra de Vasconcelos, que é Capelão da reserva da PMMG, onde ambos recordaram suas atividades religiosas.

Em seguida, Dom Fernando deslocou-se até a Diocese local para um encontro com Dom Paulo Francisco Machado, Bispo da Diocese de Uberlândia, o qual o recebeu com grande amor fraterno e com uma saborosa recepção, onde se fez presente o Pe Wlademyr, Pároco da Paróquia São Sebastião, que presta o apoio religioso direto ao 2º B Fv. Foi um momento de grande descontração e alegria que faz crescer o amor evangelizador entre a Diocese de Uberlândia e o Ordinariado Militar.

No dia 5 Out, Dom Fernando foi recepcionado pela guarda do 2º Batalhão Ferroviário (2º B Fv), onde tomou café da manhã acompanhado do Comandante do 2º B Fv, Coronel Bernardes. Em seguida, paramentou-se e se dirigiu para o auditório daquela Unidade Militar, onde realizou a Santa Missa do Sacramento da Confirmação em que doze Soldados confirmaram sua fé e foram crismados. Dentre estes, oito receberam, pela primeira vez, a sagrada Eucaristia. Após esse Novo Pentecoste, Dom Fernando percorreu às instalações do 2º B Fv, acompanhado pelo Coronel Bernardes, passando a ter uma noção da grandiosa missão de uma Unidade Militar da Arma de Engenharia do Exército Brasileiro.

O 2º Batalhão Ferroviário é especializado em construção de ferrovias e rodovias e há quase oito décadas trabalha na integração do território nacional, o qual, ainda, tem a missão de formar, através do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR), jovens oficiais temporários e oferecer cursos e estágios para militares nacionais e das Nações Amigas, através do Centro de Instrução de Engenharia de Construção (CIECnst).

No almoço de despedida o Cel Bernardes agradeceu a presença do Arcebispo pela celebração da Crisma na Unidade Militar. Como forma de materializar sua gratidão, entregou ao Arcebispo algumas lembranças, dentre elas o Chapéu Tropical, também conhecido como Chapéu Bandeirante, típico da Arma de Engenharia e símbolo do pioneirismo nos novos Bandeirantes deste Século. Dom Fernando aproveitou o momento e agradeceu a recepção deixando lembranças ao Comandante e Sub Comandante da Unidade Militar.

Por Comunicação OMB