Capelania Militar da Base Aérea de Belém celebra sua Padroeira e tem novo altar

Belém/PA – No dia 10 de dezembro, dia em que se comemora a Memória da Bem Aventurada Virgem Maria, Nossa Senhora de Loreto, Padroeira dos Aviadores e da Força Aérea Brasileira, a Capelania Militar da Ala 9 – Base Aérea de Belém – celebrou com solenidade sua Padroeira.

Em cerimônia presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, realizou-se a dedicação de um novo altar fixo em pedra para a igreja matriz. No ato da Dedicação, o novo altar e a comunidade foram agraciados com uma relíquia em primeiro grau de São João Paulo II, Papa, canonizado em 27 de abril de 2014. A relíquia consiste em alguns fios de capelo de Santo.

Na ocasião, foi dada a benção à Cruz Memorial do Ano Jubilar Lauretano, um marco para o Centenário da Virgem de Loreto celebrado por nossa Igreja em 2020. A Cruz Memorial, erguida pela comunidade, feita em concreto armado, traz as cores amarelo e azul: o amarelo simboliza a realeza e a vitória de Cristo Crucificado-ressuscitado, e o azul é o manto e a proteção de Nossa Senhora; seu desenho faz menção as pás de hélice de um avião, possui sete metros de altura e traz uma medalha ao centro com a logomarca do Jubileu.

Participaram da celebração outros sacerdotes e um diácono, a presença de fiéis esteve limitada devido à Pandemia de Covid-19. Ainda, algumas lideranças da comunidade e demais fiéis da Capelania. Ao final da celebração se fez ler pelo Capelão Militar, Pe. Edson Mendes, uma nota do Arcebispo Militar do Brasil, Dom Fernando Guimarães, que na impossibilidade de se fazer presente, enviou uma mensagem enaltecendo a importância de se celebrar o Jubileu do Ano Lauretano, e da dedicação de um altar fixo em pedra para a Igreja. Em suas palavras: ” O altar simboliza Cristo, Rocha sobre a qual se apoia a Pedra, que é Pedro, e toda a Igreja com ele”.

Texto: Pe. Edson Mendes de Souza, 1T QOCAPL CAT