Ordinariado Militar do Brasil

comunicacao@ordinariadomilitar.org.br

Sede: Esplanada dos Ministérios, Bl O, Anexo 1, Sala 553, CEP 70052-900 - Brasília - DF

Bispo Auxiliar preside Santa Missa no Regimento de Polícia Montada da PMDF

A Capelania da Polícia Militar do Distrito Federal, coordenada pelo Capelão PM Padre Eldaci, na manhã do dia 08 de novembro do ano corrente, no Regimento de Polícia Montada (RPMon), realizou  uma Santa Missa em Ação de Graças pelo aniversário de falecimento do Coronel Rabelo, criador e patrono do Regimento. A Missa em Ação de Graças, presidida pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese Militar do Brasil, Dom José Francisco, foi um momento de reflexão, tendo o Bispo Auxiliar transmitido palavras de esperança e também elevou orações em honra e glória a Deus.

A ocasião contou com a presença do Comandante-Geral e do  Subcomandante-Geral da Polícia Militar do Distrito Federal, Coronel Florisvaldo Ferreira Cesar e Coronel Francisco Carlos da Silva Niño, do Comandante do Regimento, Tenente-Coronel Schweitzer, além de outras autoridades. Também estiveram presentes os candidatos ao diaconato permanente da Escola Diaconal Santo Estevão.

Conheça um pouco do patrono da cavalaria

O Coronel da Arma de Cavalaria do Exército Brasileiro, Francisco Rabelo Leite Neto, oficial apaixonado por cavalos, integrou as equipes Brasileiras de Hipismo nos jogos Pan Americanos realizados em 1959 e 1963 e nos jogos Olímpicos de Roma, em 1960. O Coronel também foi campeão Militar Sul Americano de Hipismo em Caracas, na Venezuela, além de conquistar outros títulos nacionais e internacionais.

Em março de 1979, o coronel Rabelo foi designado, pelo Presidente da República, João Batista Figueiredo, para comandar a PMDF. Com a ideia de criar um policiamento mais versátil e moderno, surgiram as primeiras experiências utilizando homens e cavalos.

Mas somente em 10 de julho de 1980, após a morte do Coronel Rabelo, a ideia de policiamento à cavalo germinou e foi inaugurado o Núcleo do Regimento de Cavalaria Francisco Rabelo Leite Neto, nome escolhido pelo sucessor, Coronel da Arma de Cavalaria Êgeo Correa de Oliveira Freitas (Comandante-Geral da PMDF na época).

Por Comunicação OMB

Versão para Impressão
X